Tema: Desafios da Sociedade para a Igreja
Introdução:
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O cristianismo é uma religião social, mas cada vez mais tem sido
solitária. Ao pensar na igreja nos deparamos com:
o IDEAL: povo escolhido e amado,
sempre empenhada em adorar a Deus, compadecida pelo mundo, refúgio de amor e
paz, caminhando para o céu.
o REALIDADE: um monte de miseráveis
meio deseducados e meio salvos, sem inspiração nos cultos, vive cutucando uns
aos outros, mais preocupados consigo do que com a missão recebida, sempre
carente de repreensão e exortação.
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A Igreja precisa ter uma consciência sensível para o mundo que a cerca,
o que não significa deixar-se induzir pelo mundo, mas se nos fechamos às
demandas da sociedade, corremos o risco de nos tornar irrelevantes.
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A sociedade secularizada busca três coisas (transcendência,
significância, comunhão), que somente Cristo pode satisfazer, logo isso desafia
a igreja a ser ponte para esta sociedade chegar ao Cristo.
1. BUSCA POR COMUNHÃO. João 4.9,10
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Esta mulher desprezada pelas mulheres da vila, calejada pelas ofensas
raciais, enfrenta a hora mais quente de sol para ter água e acaba por encontrar
um duplo inimigo em potencial: um homem judeu.
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Mas a resposta calma e amorosa de Jesus surpreende a mulher (este não
era um judeu comum), e leva a ela a entender sua grande necessidade, o que a o
torna carente e pedinte, a ponto de reconhecer que precisa de ajuda, de uma
vida diferente, saciada, completa.
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A sociedade está desintegrada, as pessoas têm dificuldade de se
relacionar, elas buscam amor em um mundo sem amor.
o Madre Teresa. As pessoas vivem sedentas
de amor e de compreensão, que é a única resposta para a solidão.
o Bertrand Russell. Três paixões tem governado
sua vida: anseio por amor, a busca de conhecimento e compaixão pelo sofrimento
da humanidade.
o Woody Allen. Viveu lutando para
encontrar uma vida baseada no amor.
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O amor é indispensável para nossa humanidade, a vida é feita de amor.
Por isso este desafio para a igreja tem a ver com a qualidade da comunhão da
igreja.
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A igreja deveria ser a nova sociedade do amor, mas muitos não encontram
o amor na igreja, por isso seguem seitas que lhes ame, que lhes de atenção.
2. A BUSCA POR SIGNIFICÂNCIA. João 4.16-18
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Que triste história de vida conjugal, marcada por divórcios, e por uma
moralidade em queda, uma vida de miséria. Mas para Jesus o que importa é sua
vida real, ele veio para o ser humano em toda sua realidade.
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Ela procurou no marido o aconchego, o amor, o sentido para a vida, mas
não conseguiu encontrar em cinco casamentos, e agora, na sexta tentativa,
vivendo um adultério, ela procura sua felicidade.
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Buscar um significado é ter a convicção de que a vida tem algum
sentido, mas há alguns elementos que prejudicam isso.
o Tecnologia. Pode ser libertadora
quando diminui a carga física, mas também desumanizante quando passamos a ser
um número ou código e não pessoas com um nome.
o Reducionismo científico. Afirmar que o
ser humano não passa de um animal, ou uma máquina. Somos mais que um corpo e um
cérebro.
o Existencialismo. Tem o efeito de diminuir o
senso de significância das pessoas. Se Deus não existe, não existem valores,
ideais, leis, padrões, propósitos ou significados.
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Significância é essencial para a sobrevivência. Além do “desejo de
prazer” e o “desejo de poder”, os seres humanos têm um “desejo de significado”,
e a luta para encontrar este significado na vida é a principal força que motiva
uma pessoa.
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O vazio existencial, a falta de sentido leva à monotonia, alcoolismo,
delinquência e ao suicídio.
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A qualidade de ensino é a resposta para quem busca encontrar o
significado de sua vida. Por isso a igreja precisa ensinar que as pessoas têm
um valor intrínseco, a imagem e semelhança de Deus.
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A desvalorização do ser humano estraga a sociedade, as pessoas pensam
que a vida não merece ser vivida, mas o ser humano valorizado é capaz de mudar
o mundo.
3. A BUSCA POR TRANSCENDÊNCIA. João 4.21-24
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A adoração dos samaritanos era confusa pela história de formação deste
povo. Jesus veio para condicionar à adoração cerimonial (monte Ebal e Gerizim)
em adoração pessoal (o Pai por meio de Cristo).
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A verdadeira adoração não era um retorno ao judaísmo, ele trouxe o
novo, uma postura interior de adoração, norteada pela verdade, realidade e
essencial que envolvia todo o ser a partir do novo nascimento espiritual (a
semelhança de Nicodemos).
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Transcendência é a busca pela realidade suprema, que se encontra além
do universo material; um protesto contra a tentativa de eliminar Deus do seu
próprio mundo; um reconhecimento de que os seres humanos precisam de algo mais
que o materialismo.
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Exemplos da desilusão com o secularismo:
o Euromarxismo. Filosofia que nega a
existência de Deus, teve poucos adeptos.
o Materialismo ocidental. O secularismo comunista e
capitalista não consegue satisfazer o espírito humano.
o Abuso de drogas. Não é só curtir um barato,
ou forma de protesto, ou para escapar dos problemas, é a busca por consciência
mais elevada.
o Proliferação de cultos
religiosos. O surgimento de novas religiões, práticas, costumes, a busca cega por
novas formas de experiências espirituais (ocultismo, nova era) assustam.
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O materialismo não satisfaz o espírito humano, por isso, as pessoas
procuram outra realidade transcendental: ioga, meditação, religiões orientais,
no sexo, na música, drogas, cultos modernos.
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Como responder ao desejo de transcendência da sociedade:
o Com simpatia. Nós sabemos o que está
acontecendo, pessoas cegas à procura de Deus.
o Com qualidade de adoração. Elemento de mistério,
senso do divino, temor de Deus em linguagem moderna em lugar de mecanicismo,
superficialidade, mediocridade.
o Com religiosidade
significativa. Não ritual sem realidade, forma sem poder, diversão sem temor,
religião sem Deus.
o Com pregação da Palavra, reconhecimento da presença
de Cristo, com sincero louvor e oração.
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A qualidade da adoração é a resposta para quem busca encontrar a
transcendência.
CONCLUSÃO
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Quando as pessoas buscam transcendência, elas estão tentando encontrar
a Deus.
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Quando buscam um significado para vida, estão tentando encontrar a si
mesmas.
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Quando buscam uma comunidade de amor, estão tentando encontrar o
próximo.
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Por isso a igreja deve oferecer:
o Transcendência, através da
adoração.
o Significância, através do
ensino da Palavra.
o
Comunhão, por meio de relacionamento de amor.
(STOTT, John, Ouça o Espírito, Ouça o Mundo)
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