12 de jul. de 2016

Desafios da Sociedade para a Igreja

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Texto: João 4.21-24
Tema: Desafios da Sociedade para a Igreja

Introdução:
·         O cristianismo é uma religião social, mas cada vez mais tem sido solitária. Ao pensar na igreja nos deparamos com:
o   IDEAL: povo escolhido e amado, sempre empenhada em adorar a Deus, compadecida pelo mundo, refúgio de amor e paz, caminhando para o céu.
o   REALIDADE: um monte de miseráveis meio deseducados e meio salvos, sem inspiração nos cultos, vive cutucando uns aos outros, mais preocupados consigo do que com a missão recebida, sempre carente de repreensão e exortação.
·         A Igreja precisa ter uma consciência sensível para o mundo que a cerca, o que não significa deixar-se induzir pelo mundo, mas se nos fechamos às demandas da sociedade, corremos o risco de nos tornar irrelevantes.

·         A sociedade secularizada busca três coisas (transcendência, significância, comunhão), que somente Cristo pode satisfazer, logo isso desafia a igreja a ser ponte para esta sociedade chegar ao Cristo.

1. BUSCA POR COMUNHÃO. João 4.9,10
·         Esta mulher desprezada pelas mulheres da vila, calejada pelas ofensas raciais, enfrenta a hora mais quente de sol para ter água e acaba por encontrar um duplo inimigo em potencial: um homem judeu.
·         Mas a resposta calma e amorosa de Jesus surpreende a mulher (este não era um judeu comum), e leva a ela a entender sua grande necessidade, o que a o torna carente e pedinte, a ponto de reconhecer que precisa de ajuda, de uma vida diferente, saciada, completa.
·         A sociedade está desintegrada, as pessoas têm dificuldade de se relacionar, elas buscam amor em um mundo sem amor.
o   Madre Teresa. As pessoas vivem sedentas de amor e de compreensão, que é a única resposta para a solidão.
o   Bertrand Russell. Três paixões tem governado sua vida: anseio por amor, a busca de conhecimento e compaixão pelo sofrimento da humanidade.
o   Woody Allen. Viveu lutando para encontrar uma vida baseada no amor.
·         O amor é indispensável para nossa humanidade, a vida é feita de amor. Por isso este desafio para a igreja tem a ver com a qualidade da comunhão da igreja.
·         A igreja deveria ser a nova sociedade do amor, mas muitos não encontram o amor na igreja, por isso seguem seitas que lhes ame, que lhes de atenção.

2. A BUSCA POR SIGNIFICÂNCIA. João 4.16-18
·         Que triste história de vida conjugal, marcada por divórcios, e por uma moralidade em queda, uma vida de miséria. Mas para Jesus o que importa é sua vida real, ele veio para o ser humano em toda sua realidade.
·         Ela procurou no marido o aconchego, o amor, o sentido para a vida, mas não conseguiu encontrar em cinco casamentos, e agora, na sexta tentativa, vivendo um adultério, ela procura sua felicidade.
·         Buscar um significado é ter a convicção de que a vida tem algum sentido, mas há alguns elementos que prejudicam isso.
o   Tecnologia. Pode ser libertadora quando diminui a carga física, mas também desumanizante quando passamos a ser um número ou código e não pessoas com um nome.
o   Reducionismo científico. Afirmar que o ser humano não passa de um animal, ou uma máquina. Somos mais que um corpo e um cérebro.
o   Existencialismo. Tem o efeito de diminuir o senso de significância das pessoas. Se Deus não existe, não existem valores, ideais, leis, padrões, propósitos ou significados.
·         Significância é essencial para a sobrevivência. Além do “desejo de prazer” e o “desejo de poder”, os seres humanos têm um “desejo de significado”, e a luta para encontrar este significado na vida é a principal força que motiva uma pessoa.
·         O vazio existencial, a falta de sentido leva à monotonia, alcoolismo, delinquência e ao suicídio.
·         A qualidade de ensino é a resposta para quem busca encontrar o significado de sua vida. Por isso a igreja precisa ensinar que as pessoas têm um valor intrínseco, a imagem e semelhança de Deus.
·         A desvalorização do ser humano estraga a sociedade, as pessoas pensam que a vida não merece ser vivida, mas o ser humano valorizado é capaz de mudar o mundo.

3. A BUSCA POR TRANSCENDÊNCIA. João 4.21-24
·         A adoração dos samaritanos era confusa pela história de formação deste povo. Jesus veio para condicionar à adoração cerimonial (monte Ebal e Gerizim) em adoração pessoal (o Pai por meio de Cristo).
·         A verdadeira adoração não era um retorno ao judaísmo, ele trouxe o novo, uma postura interior de adoração, norteada pela verdade, realidade e essencial que envolvia todo o ser a partir do novo nascimento espiritual (a semelhança de Nicodemos).
·         Transcendência é a busca pela realidade suprema, que se encontra além do universo material; um protesto contra a tentativa de eliminar Deus do seu próprio mundo; um reconhecimento de que os seres humanos precisam de algo mais que o materialismo.
·         Exemplos da desilusão com o secularismo:
o   Euromarxismo. Filosofia que nega a existência de Deus, teve poucos adeptos.
o   Materialismo ocidental. O secularismo comunista e capitalista não consegue satisfazer o espírito humano.
o   Abuso de drogas. Não é só curtir um barato, ou forma de protesto, ou para escapar dos problemas, é a busca por consciência mais elevada.
o   Proliferação de cultos religiosos. O surgimento de novas religiões, práticas, costumes, a busca cega por novas formas de experiências espirituais (ocultismo, nova era) assustam.
·         O materialismo não satisfaz o espírito humano, por isso, as pessoas procuram outra realidade transcendental: ioga, meditação, religiões orientais, no sexo, na música, drogas, cultos modernos.
·         Como responder ao desejo de transcendência da sociedade:
o   Com simpatia. Nós sabemos o que está acontecendo, pessoas cegas à procura de Deus.
o   Com qualidade de adoração. Elemento de mistério, senso do divino, temor de Deus em linguagem moderna em lugar de mecanicismo, superficialidade, mediocridade.
o   Com religiosidade significativa. Não ritual sem realidade, forma sem poder, diversão sem temor, religião sem Deus.
o   Com pregação da Palavra, reconhecimento da presença de Cristo, com sincero louvor e oração.
·         A qualidade da adoração é a resposta para quem busca encontrar a transcendência.

CONCLUSÃO
·         Quando as pessoas buscam transcendência, elas estão tentando encontrar a Deus.
·         Quando buscam um significado para vida, estão tentando encontrar a si mesmas.
·         Quando buscam uma comunidade de amor, estão tentando encontrar o próximo.
·         Por isso a igreja deve oferecer:
o   Transcendência, através da adoração.
o   Significância, através do ensino da Palavra.

o   Comunhão, por meio de relacionamento de amor.

(STOTT, John, Ouça o Espírito, Ouça o Mundo)

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