Introdução:
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MARCOS visa os gentios, os romanos.
Não cita as profecias. Jesus é, como bom romano, um homem de ação, de energia.
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LUCAS escreve para os gregos. Jesus
é o Salvador de toda a humanidade. É descendente de Adão, o pai de toda a raça
humana.
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JOÃO olha para uma igreja
organizada, em cujo seio aparecera germem de heresia, tendente a negar a
divindade de Jesus. O Evangelho de
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MATEUS foi
escrito para os hebreus, tem uma ênfase forte no “cumprimento” do Antigo
Testamento sendo divido em 5 discursos: 1. Ética (5-7); Discipulado e Missão
(10); O Reino dos Céus (13); a Igreja (18) e o Fim dos Tempos (24-25). A
palavra chave de Mateus é REINO.
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O Sermão do Monte
é, dentro os ensinos de Jesus, o mais conhecido, porém menos compreendido e
menos obedecido. Esse Sermão descreve o que Jesus deseja que os seguidores
sejam e fazem (John Stott, A mensagem do Sermão do Monte, p.1)
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Esse Sermão
resume a essência do ensino de Jesus, pois torna a justiça atrativa, envergonha
o nosso fraco desempenho e gera sonhos de um mundo melhor. (Ibid, ix). O Sermão
descreve o arrependimento e a retidão necessários para os cidadãos do Reino. A
palavra de ordem para o cristão é TORNAR-SE DIFERENTE do não-cristão (6.8).
1. O APELO PARA O CRISTÃO SER DIFERENTE DO MUNDO
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Se hoje as
pessoas têm procurado as coisas certas (significado pra vida, paz nos
relacionamentos, amor ao próximo, honestidade de caráter, etc), elas têm
procurado nos lugares errados, pois a Igreja, onde deveriam encontrar isso, tem
ignorado estas virtudes.
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Nenhum comentário
poderia ser mais prejudicial para o cristão do que as palavras “mas você não é
diferente das outras pessoas”. Quando Deus tira Israel do Egito tem o propósito
de formar um povo “santo” ou “diferente”, e para isso, deveriam seguir os
mandamentos de Deus não os padrões do mundo.
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Os discípulos
devem ser diferentes dos gentios e das nações pagãs:
Gentios/pagãos Discípulos
o
Amam e saúdam uns
aos outros /
Amar os inimigos (5.44-47)
o
Oram com vãs
repetições /
Orar como filhos do seu Pai (6.7-13)
o
Buscam suas
necessidades / Buscam
o reino e justiça de Deus (6.23,33)
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Os discípulos
também devem ser diferentes dos judeus religiosos:
o
Escribas: mestres da teologia, tiveram anos de estudos, se
utilizavam se sutilezas e artifícios na discussão de casos.
o
Fariseus: não são teólogos, são grupos leigos piedosos da
sociedade com uma piedade hipócrita.
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Os discípulos têm
de ser diferentes tanto da igreja nominal, como do mundo secular; diferentes
dos religiosos, como dos não-religiosos. Os discípulos devem viver com um
sistema de valores, padrão ético, devoção, fianças, ambição, estilo de vida,
relacionamentos, tudo completamente diferente do mundo que não é cristão.
2. PARA QUEM FOI DESTINADO O SERMÃO. v.1-2
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O verso primeiro
começa com a expressão “vendo Jesus as
multidões”, multidão esta que passou a acompanhá-lo a partir do seu ensino,
pregação e curas realizados na Galileia (4.23). Estas notícias se espalharam
para Síria, Decápolis, Jerusalém, Judeia de onde “numerosas multidões o seguiam” (4.25).
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Mas não resta
dúvidas que o ensino foi direcionado para os discípulos (talvez 4 pessoas
apenas) “aproximaram-se os seus
discípulos; e ele passou a ensiná-los”. Estes discípulos (Pedro, André,
Tiago e João) foram recrutados a beira mar (4.18-22). Notemos que Mateus foi
chamado depois (9.9), e a lista dos 12 apóstolos aparece no cap. 10.1-4. Porém
não sabemos se os outros 7 discípulos foram chamados antes ou depois de Mateus.
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O que nos
interessa saber é que as multidões ouviram o Sermão e se maravilharam (7.28),
Sermão este que foi direcionado aos discípulos (7.29). Diante disso surge uma
questão prática: Na Igreja hoje, para quem deve ser direcionado o sermão do
pastor? Para os crentes ou para os visitantes?
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Se entendemos que
o sermão deva ser para os visitantes, pressupomos que o teor da mensagem deva
ser “evangelístico”, não faz sentido o pastor pregar sobre salvação para os
salvos. Assim, os crentes devem assumir o desafio de trazer visitantes não
salvos para ouvir a mensagem. Temos feito isso? Quantas pessoas trouxe este ano
para os cultos na Igreja?
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Se entendemos que
o sermão deva ser para os crentes, isso muda o teor da mensagem que passa a ser
de exortação, instrução, encorajamento, etc. Mas aí fica a dúvida: e os
visitantes que estiveram presentes no culto? A resposta o próprio Sermão do
Monte nos dá, “as multidões se
maravilharam” com a mensagem direcionada os discípulos.
3. O SERMÃO É RELEVANTE PARA NÓS HOJE
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O Sermão descreve
o comportamento que Jesus demonstrou e assim também esperava de cada um dos
seus discípulos, como cidadãos do reino de Deus:
o
Consigo mesmo: seu coração, suas motivações, seus pensamentos,
quando afastado, quando sozinho com o Pai.
o
Na vida
pública: relacionamento com o
próximo, exercício da misericórdia, promover a paz, na perseguição, agindo como
sal, brilhando como luz, amando e servindo, dedicando-se à expansão do reino de
Deus.
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Em resumo o
Sermão é relevante porque apresenta: 1. O caráter do cristão; 2. A influência
do cristão; 3. A justiça do cristão; 4. A piedade do cristão; 5. A ambição do
cristão; 6. Os relacionamentos do cristão; 7. A dedicação cristã.
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O Sermão é
prático e o padrão de conduta descrito pode ser atingido por nós hoje. Podemos
ser mansos; podemos refrear os olhares e pensamentos promíscuos; podemos não
ser ansiosos; podemos amar nossos inimigos; podemos oferecer a outra face.
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O Sermão é
destinado para aqueles que já eram seus discípulos, cidadãos do Reino e da
família de Deus. Como seus discípulos, devemos cumprir suas exigências.
CONCLUSÃO:
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A jornada no
Sermão do Monte está começando. Sem dúvida é um texto muito relevante para nós
hoje, pois seus ensinos são para nossa formação como verdadeiros discípulos.
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Apesar de
proferido a quase dois mil anos, ele atravessou as décadas e chega para nós
hoje, e se somos discípulos, devemos nos ver sentados aos pés de Jesus e
ouvindo suas palavras ao nosso coração.
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Não podemos nos
conformar com este mundo, por isso o Sermão nos mostra a importância de sermos
diferentes do mundo e dos religiosos.
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