21 de jul. de 2015

Deus Cumpre Seus Propósitos Através dos Nossos Planos


Texto: Rute 3.1-17
Tema: Deus é Fiel em seus Propósitos
Lição de Vida: Deus Cumpre Seus Propósitos Através dos Nossos Planos

Introdução:
·        O cap. 2 termina com Rute passando dois meses colhendo junto com as servas de Boaz, e assim sendo cuidada, protegida e alimentada, benefícios que se estendem para Noemi.
·        O cap. 3 é um momento decisivo na história. Deus havia providenciado comida para as duas, mas essa era uma solução a curto prazo para as necessidades. Rute precisa de um esposo e Noemi de um filho para preservar sua herança e o nome da família.

·        Enquanto termina a colheita, Noemi faz um plano (maquina um esquema) que é ousado, impetuoso e um pouco perigoso para Rute. É através deste plano de Noemi que o Senhor vai cumprir seus propósitos na vidas dessas duas mulheres.

1. O PLANO ARRISCADO DE NOEMI. v.1-5
·        Noemi representa a forma como Deus trabalha através de atos humanos. Não devemos esperar passivamente para que os eventos aconteçam. Quando se apresentar uma oportunidade, precisamos tomar a iniciativa.
·        O casamento deve ser um estado de graça. Deve ser tratado com seriedade, oração, buscando a benção de Deus, com submissão a Bíblia. O pais devem aconselhar os filhos sobre o casamento para que tudo corra bem, tanto material quanto espiritual. O melhor para nossa alma é o melhor para nós.
·        A PREOCUPAÇAO. Noemi estava preocupada com um lar, um casamento, um lugar de repouso para Rute, preocupação que ela tinha demonstrado antes da partida de Moabe (1.9)
·        O RISCO. A eira era onde os grãos eram peneirados, separados da palha. O profeta Oséias se refere a esse local como lugar de imoralidade sexual (Os. 9.1). Rute se arrisca como mulher em propor casamento e ser rejeitada por Boaz.
·        OUSADIA. A aproximação de Rute deveria ser ousada, diferente das filhas de Ló (Gen 19.30-38). Rute queria um relacionamento sério, não apenas uma aventura com Boaz, mas ela podia cair na boca do povo e ficar mal falada.
·        ESPERA. Rute com paciência fica até a meia-noite aos pés de Boaz aguardando ele despertar. Quando ele desperta nada de indevido acontece (v.11), a aposta de Noemi no caráter de Boaz, que não se aproveitaria de Rute deu certo.

2. COLOCANDO O PLANO EM PRÁTICA. v.6-15
·        CIRCUNSTÂNCIA. Boaz estava cansado, após um dia cheio de trabalho faz um happy hour, pega no sono ali mesmo na eira. O gesto de cobrir com manto simboliza iniciar um relacionamento conjugal, e o descobrir, simboliza a violação dessa relação.
·        RESGATADOR. A Lei não coloca o casamento como uma responsabilidade do resgatador, embora possa ser incluída. Com o casamento, o nome e propriedade de Malom eram preservados no primeiro filho que herdaria tudo o foi do pai falecido (4.1).
·        RECONHECIMENTO. Boaz reconhece a fidelidade e a virtuosidade (v.11) de Rute invoca a responsabilidade dele como resgatador e não vai atrás de nenhum jovem, diz-se que Boaz tinha cerca de 80 anos de idade.
·        COMPLICADOR. O que era pra ser solução se torna em complicação (v.12), havia outro parente mais próximo com direito de ser o resgatador, segundo teólogos, Boaz era sobrinho de Elimeleque, ao passo que havia um irmão vivo.. Eles não se tornaram noivos, Boaz queria fazer as coisas direito de deixar o resultado com Deus.
·        DÁDIVA. Boaz deu cevada para a jovem demonstrando sua bondade, e aponta para a mudança da situação escassez de Noemi.

3. O RESULTADO DO PLANEJAMENTO. v.16-18
·        A situação não saiu do controle, não por falta de situações favoráveis a isso, mas por causa do caráter de Rute e Boaz. Ele estava preocupado com a reputação dela, ela estava segura. Mas a questão que permanece é: com qual dos dois homens Rute vai ficar?
·        ESPERA. Elas fizeram o que podiam e deveriam, agora era esperar o resultado. Mas este tempo seria curto. Noemi sabia que não haveria demora na resolução do assunto. Devemos esperar em Deus e seus cuidados, nossa força está em nos aquietarmos.

CONCLUSÃO
·        Deus tem um propósito para nossas vidas, e quando decidimos segui-lo em obediência, este propósito é potencializado e levado ao extremo por Deus para ser concluído.
·        Mas a concretização é uma parceria entre nós e Deus, assim Ele usa nossos planos, desde que estejam conforme sua vontade.

·        Assim é preciso planejar, é preciso colocar em prática o que planejamos e esperar em Deus o resultado, que mesmo que demore, será o melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário