27 de jul. de 2015

Bênçãos São Fruto da Fidelidade e Graça de Deus


Texto: Rute 4.1-12
Tema: Bênçãos são Fruto da Fidelidade e Graça de Deus

Introdução:
·         Noemi foi uma sogra sábia. Ela praticamente sai de cena após o capítulo um para deixar sua nora, Rute construir sua própria história de vida. Ela permanece como que nos bastidores, e entra em cena só quando é solicitada.
·         Ela sabia que Rute precisava de liberdade para construir seu futuro, e para isso, passaria pelas situações que ela - Noemi - já havia passado.
·         Este capítulo 4 destaca a provisão/bênção divina a partir da decisão de Rute de seguir Noemi e o Deus de Noemi.  

·         Rute foi tomada como esposa, e as bênçãos antigas em favor da fecundidade foram invocadas. A amargura de Noemi é transformada em alegria e o seu neto será avô do rei Davi. Nesses eventos revela-se a providência oculta do Senhor.

Transição:

1. AS BÊNÇÃOS SÃO CONSEQUÊNCIA DA REMOÇÃO DE OBSTÁCULOS – 1-10
·         Naquele tempo não havia tribunais ou fóruns, a entrada de uma cidade, ou a praça era o local habitual para as transações jurídicas e comerciais. É neste local que Boaz interpela o homem que tinha o direito de resgatador sobre os bens de Noemi e Rute.
·         Naquela cultura rural, em que o uso da escrita era limitado, era importante que um contrato ou acordo fosse feito na presença de várias testemunhas, por isso Boaz leva junto dez homens, apesar de não ter nenhum exigência legal quando ao número mínimo.
·         A questão em voga não era apenas o casamento com Rute, havia outra questão legal que aparece aqui na narrativa – venda da parte da terra de Noemi. Essa questão aponta para a aplicação – um tanto incomum - das leis sobre os bens e a família.
·         O casamento com Rute era para que o nome de uma pessoa não desaparecesse, o que era considerado um infortúnio extremo.
·         Diante deste contexto aprendemos que as bênçãos de Deus vêm quando alguns obstáculos são removidos. Alguns destes obstáculos dependem da nossa ação, outros da ação sobrenatural de Deus.
o   Nossa ação:
§  Estudar para ter um emprego melhor e ganhar mais. A prosperidade é benção.
§  Fazer um tratamento médico para curar uma enfermidade. A saúde é benção.
§  Reconhecer o erro e pedir perdão para ter paz no relacionamento. A paz é uma benção.
§  Orar e colocar diante de Deus a escolha do cônjuge. O casamento feliz é uma benção.
§  Ler a Bíblia, Orar, Jejuar, se envolver no Reino. A maturidade espiritual é uma benção.
o   Ação de Deus:
§  Transformar um pecador em uma nova criatura. A Salvação é uma benção.
§  Ser curado e uma doença que a medicina não tem recursos. Milagres – são uma benção.
·         Enfim, há bênçãos que dependem de nós remover os obstáculos, mas há outras que são exclusivas da parte de Deus e há aquelas que dependem de uma parceria entre nós e Deus. De quem está dependendo a sua bênção?
·         Meus irmãos, Cristo é a fonte de nossas bênçãos. A bíblia diz “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36). Se você tiver a Cristo, terá suas bênçãos, dentre elas a maior de todas, a Salvação.

2. APESAR DAS FALHAS HUMANAS, DEUS GERANTE SUA BENÇÃO – 11-12
·         Raquel e Lia são as duas esposas de Jacó (que depois chama-se Israel), e mães, por elas mesmas ou pelas servas, de todos os filhos de Israel, que se tornaram chefes das doze tribos.
·         Efrata e Belém são os nomes de lugares onde moravam e que recebem destaque especial quando passam a ser associados com Davi e posteriormente com Cristo.
·         A tempos atrás (Gen 38) Judá se tornou pai de Perez por ter Onã se recusado a cumprir a lei de parente chegado. Assim Perez se tornou símbolo de descendência frutífera.
·         Agora Boaz se torna pai de Obede, por que outra pessoa se recusou a cumprir a obrigação de levirato. Apesar das falhas humanas a linhagem messiânica foi preservada.
·         As bênçãos de Deus não dependem da obediência ou da ausência de falhas do homem. É certo que quando o homem é obediente e reto, elas são mais abundantes, porém não são exclusivas à obediência.
·         Se Deus só abençoaria os que são obedientes e retos, quem seria abençoado? Ninguém. Romanos 3.23 diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Assim em muitas situações somos abençoados sem merecimento, e isso é graça, a qual foi concedida na pessoa de Cristo.
·         Mesmo pecadores e falhos somos abençoados porque Deus nos ama, Cristo nos ama e esse amor não leva em conta muitas de nossas falhas que poderiam nos separar de Deus e de suas bênçãos (Isaías 59.2).

3. NA FIDELIDADE DE DEUS ESTÁ A CONSUMAÇÃO DAS BÊNÇÃOS – 13-21
·         O final feliz da história mostra o casamento de Boaz e Rute. Boaz foi o resgatador, o que tem a ver com a dignidade e segurança da mulher. Deus restaurou a vida de Rute através deste casamento, o qual é uma instituição divina e é para o bem do ser humano.
·         Mas o final mostra também a alegria e plenitude de Noemi. O louvor das mulheres celebra o cumprimento do amor fiel de Deus para com ela, que agora tem um filho na pessoa do seu neto Obede, que será avô de Davi.
·         A cena onde Noemi toma o menino é a expressão máxima de um “final feliz” para esta história. A viúva triste juntamente com a moça moabita, pensando ter voltado pobre es em garantias (1.21), recebem fartura além das suas expectativas.
·         Mas o texto tira o foco de Noemi e conclui com a genealogia, pois aqui está o propósito maior da narrativa.  Iniciando com Perez, o filho vigoroso de Tamar, a qual como Rute inesperadamente se torna ancestral de Davi.
·         Nós hoje sabemos que Davi não é o fim das provisões de Deus para seu povo, ou para sua Igreja. Em Rute cumpre-se uma meta para um momento específico, mas em Maria, cumpre-se o propósito eteno de Deus, o nascimento do Salvador, Jesus Cristo.
·         A consumação de todas as bênçãos divinas está na pessoa de Cristo. Desde seu nascimento, passando por seu ministério, sua morte, ressurreição e ascensão, Deus vem construindo um ambiente de bênçãos para nós. Cristo é a nossa bênção. Toma posse da bênção. Receba a Cristo como seu Senhor e Salvador, confie nele e viva para ele.

CONCLUSÃO:
·         Deus deseja que todos sejam abençoados em todas as áreas. Através de Cristo você pode receber a herança da vida eterna através de uma mudança radical de vida.
·         A história que começou com fome, morte e luto, termina com plenitude, nova vida e júbilo. O choro durou uma noite, mas a alegria veio com a manhã. O triste início deu lugar a um fim doce e belo.
·         É este fim que Deus deseja para você. Este fim é possível, basta você deixar o Salvador, Jesus Cristo nascer em seu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário