7 de abr. de 2015

Benefícios do Cristo Ressuscitado

Texto: Marcos 16.1-8
Tema: Os Benefícios do Cristo Ressuscitado em Nossa Vida

Introdução:
·         A ressurreição é a coroação da Obra de Salvação de Deus. Começando no Éden (Gênesis 3.15), passando pela vida, ministério e morte de Cristo.
·         Na morte, Cristo vence o inimigo de nossas almas, o Diabo, que sempre tentou impedir que Jesus morresse na Cruz. Já na ressurreição, Ele vence o último inimigo, a morte “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Coríntios 15:26).

·         A morte sem a ressurreição seria incompleta para o plano salvador da humanidade, por isso a ressurreição é tão importante.
·         Somos convidados, pela salvação, a ressuscitarmos com Cristo e assim também viver a plenitude da vida que Pai tem para nos oferecer.
·         Sua vida, seus hábitos, seu projetos, sua família precisam receber uma nova vida de Deus, que pode ser adquirida pelo benefício da ressurreição de Cristo.
·         Se ele venceu a morte, ele pode mudar sua história. Vamos aprender com esse texto lições preciosas sobre os benefícios do Cristo ressuscitado.

1. NOS LIBERTA DA OBRIGAÇÃO RELIGIOSA. (v.1-2)
·         Ao findar do sábado, após as 18h, era um horário apropriado para comprar as especiarias e perfumes para ungir o corpo morto de Jesus, mas não um horário para ir ao sepulcro.
·         Esse era um costume naquela época para demonstra afeição, envolver o corpo com panos e ungir com especiarias. Lázaro, irmão de Marta e Maria em João 11 foi sepultado desta maneira, quando é ressuscitado, sai envolto ainda nos panos.
·         Esta era uma obrigação. Assim como estas mulheres, muitos estão seguindo ou indo ao encontro de um Cristo morto para cumprir suas obrigações religiosas. Toda obrigação religiosa nos leva a um Cristo sem vida, faz com que nossas ações sejam sem vida e jamais experimentemos a vida de Deus em nossas vidas.
·         Meus irmãos, não façamos de nossa fé uma obrigação religiosa. Não façamos de nosso envolvimento com a Igreja uma obrigação religiosa. Não sejamos pessoas que se relacionam com Cristo por uma obrigação religiosa.
·         Este estilo de fé, de vida espiritual nunca vai contemplar o Cristo Vivo que pode trazer vida a todas as áreas de nossa vida. Este tipo de comportamento espiritual produz crentes não salvos, produz bons homens perdidos, produz uma falsa convicção de salvação.

2. REMOVE OS OBSTÁCULOS DO CAMINHO. (v.3-4)
·         Elas tinham visto uma pedra muito grande ser colocada na abertura da sepultura que era cavada na rocha(v.4) esta pedra fechava a entrada do túmulo (cap. 15.46,47). Este túmulo pertencia a José e sua família, mas foi emprestado a Jesus para que seu corpo fosse depositado.
·         No caminho para cumprir sua obrigação, o que tomava conta dos seus corações era preocupação com o obstáculo que as separava de Jesus, no caso a pedra que fechava o túmulo. Toda sua atenção se concentrava no problema, elas só estavam visualizando o problema.
·         Enquanto elas estavam concentradas no problema, andavam de cabeça baixa, tristes, sem esperança, sem nenhuma perspectiva positiva. Totalmente apáticas, abatidas, frustradas, sem esperança.
·         Quando elas levantam a cabeça e erguem os olhos, elas contemplam que o seu problema (a pedra) já estava removida. Quem removeu a pedra? Não foram elas, não foram os discípulos, não foram os soldados, foi um anjo do Senhor (Mat 28.2).
·         Meus irmãos, não se concentrem nas pedras no caminho, não se preocupe com quem vai removê-las. Erga seus olhos para o céu, busque ao Cristo vivo, pois ele envia seus anjos para remover as pedras que estão no seu caminho.
·         Se no caminho do seu casamento tem uma pedra, se no caminho da sua vida profissional, no caminho de sua vida familiar, no caminho de sua vida espiritual, enfim se há pedras diante de ti, busque o Cristo vivo, Ele removerá todas elas.

3. NOS AJUDA A VENCER O MEDO. (v. 5,6)
·         Elas tinham uma certeza, iriam encontrar uma pedra, mas a pedra não estava mais no caminho. Agora a incerteza toma conta do coração delas, o medo às envolve: “o que aconteceu, o que nos espera, quem ou o que está dentro do sepulcro?”
·         Relutando contra um medo natural, elas entram no sepulcro, devagar, tateando, apreensivas. Não encontram o corpo, o suspense aumenta, até que se deparam com um “moço” vestido de branco sentado, “quem era este moço?” Um fantasma, um espírito, um ladrão que roubou o corpo?
·         Mas percebendo o medo em seus rostos, o anjo logo trata de acalmá-las, dizendo que o Jesus que elas procuravam não estava mais lá, não porque alguém o tinha levado, não porque havia se decomposto, mas porque havia ressuscitado.
·         Meus irmãos, o Cristo ressuscitado é o antídoto para todo tipo de medo. O medo de dar testemunho, o medo de evangelizar, o medo de assumir compromisso na Igreja. O Cristo ressuscitado lança fora todo medo.
·          Se você está vivendo um momento de medo, e este sentimento tem te travado em alguma área específica, peça para que o Cristo ressuscitado rompa com o seu medo. Cristo está vivo para que você a vida de Deus e nesta vida não há espaço para o medo. Liberte-se do medo que te aflige através do Cristo vivo.

4. NOS MOTIVA A CUMPRIR NOSSA MISSÃO. (v.7,8)
·         O medo agora foi substituído pelo “temor e assombro”, elas estavam tremendo e assustadas, pois este “temor reverente”, um estado mental, emocional e espiritual que foi produzido e sentido na presença de Deus (Mar 4.41) e não dos homens.
·         Esta mesma mudança de atitude interior e espiritual é vista logo após o pentecostes, quando os discípulos se refugiaram em um aposento (Atos 1.12-14). Podemos pressupor que o medo tomava conta deles.
·         Mas quando eles são revestidos com o Espírito Santo, eles são tomados pelo temor ao Senhor que se transforma em uma coragem para testemunhar do Cristo vivo (Atos 1.8; 2.5,6,14,22,29).
·         O anjo as comissiona, lhes dá uma missão, deviam ir e falar aos discípulos que o Cristo ressuscitado iria adiante deles para Galileia (Mar 14.28), onde muitos deles iram vê-lo, vivo.
·         Meus irmãos, este mesmo Cristo ressuscitado, deixa uma última missão para seus discípulos, aliás, uma Grande Comissão (Mat 28.16-20). Todos nós estamos debaixo deste mesmo comissionamento até hoje. Foi uma missão dada a todos pelo próprio Cristo Ressuscitado.
·         Eu e você precisamos cumprir nossa missão, pois um dia nos encontraremos com o Cristo ressuscitado e teremos que prestar contas diante dele. Se você não tem sido fiel a sua missão, seja ela qual for, faça hoje um compromisso com Jesus, e comece a cumpri-la.

CONCLUSÃO:
·         O Cristo Ressuscitado nos liberta das obrigações religiosas e passamos a nos relacionar com Ele por amor e devoção, não por obrigação.
·         O Cristo Ressuscitado remove todos os obstáculos que nos impedem de desfrutar de tudo o que ele conquistou pra nós.
·         O Cristo Ressuscitado nos livra de todo medo que impede de darmos passos de fé e trazer frutos para todas as áreas de nossas vidas.

·         O Cristo Ressuscitado nos comissiona e nos ajuda a cumprir a missão que ele deixou para nós pelo poder do Espírito Santo em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário