25 de jun. de 2014

Família, Igreja e Missões

Texto: Gênesis 12.1-5

Tema: Família, Igreja e Missões
Título: A Família e a Igreja no Plano Missionário de Deus

Introdução:
·         FAMÍLIA: é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. Uma família tradicional é normalmente formada por um homem e uma mulher, unidos por matrimônio ou união de fato; os filhos que vierem a existir compõem uma família nuclear ou elementar.


·         A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção.
·         Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-25; 4.1-2

·         IGREJA: É uma instituição religiosa cristã separada do Estado, cabe a igreja repassar para seus crentes a interpretação da Bíblia. No contexto bíblico, o termo igreja designa reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.
·         Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.  É uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta para traduzir o termo hebraico usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
·         No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.
·         Mateus 16.18; 28.18-20; Atos 1.8; 2.1-4

·         MISSÕES: São iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre povos não cristãos.
·         Se baseiam em princípios da teologia cristã em imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo.
·         Mas, além de serem simples ministério da palavra, as missões se estruturam ou inserem em comunidades estáveis e procuram integrar, com maior ou menor sucesso, os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos em que se implantam. Dessa forma, ultrapassam a esfera religiosa e assumem uma dimensão social, econômica, educativa, assistencial e, muitas vezes, também artística e cultural.
·         Atos 2.14; 3.12; 4.1,18-20; 8.4,5; 13.1-3; 15.36; 18.23; 28.30-31

1.  PRIMEIRAS AÇÕES MISSIONÁRIAS DE DEUS
·         A partir do pecado do homem em Gênesis 3.6, Deus começa traçar um planejamento para resgatar o homem pecador, atitude que até hoje o Senhor vem desempenhado, ou seja, O DEUS SANTO INDO AO ENCONTRO DO HOMEM PERDIDO (Gênesis 3.8,9).
·         A primeira ação foi fazer roupas de peles para vestir Adão e Eva que estavam humanamente tentando resolver o problema do pecado. Esta morte foi substitutiva.
·         A segunda ação foi encontrar-se com Caim e dialogar com ele apontando a necessidade de uma transformação de vida: mente, coração e espírito. O arrependimento traria a vitória sobre o pecado (Gênesis 4.7).
·         A terceira ação foi mais radical, eliminar a raça humana pecadora e recomeçar a partir de um homem justo, integro e que andava com Deus (Gênesis 6.5-9). Porém o homem continuava se afastando de Deus (Gênesis 9.20,21; 11.4-8).
·         Porém depois destas tentativas, o homem continuou em escala crescente se afastando de Deus e resistindo Seu chamado ao arrependimento. O que se certa maneira leva o Senhor a tomar outra alternativa na tentativa primária de resgatar o homem pecador.

2. A FAMÍLIA NO PLANO MISSIONÁRIO DE DEUS
·         Diante deste contexto de aumento numérico e geográfico, Deus lança um novo plano missionário, que agora consistia em usar uma nova família, Deus chama Abrão para através dele continuar buscando o homem pecador, separando um povo, Israel, através do qual queria estabelecer seu nome em toda a terra.
·         Abraão vivia em Ur dos Caldeus, depois mudou-se para Harã (Gênesis 11.27-32). Era filho de Terá nome ligado ao deus-lua, chamado de Naamar que significa ‘iluminador’. Havia um templo dedicado a esse deus em Harã. Esse fato leva a entender que Terá saiu com sua família para ir adorá-lo em Harã.
·         Em Harã o pai de Abraão morre, então ele vai com sua mulher Sara e o sobrinho Ló em direção a Canaã para cumprir o chamado do Senhor de abençoar todas as famílias da terra (Gênesis 12.1-5).
·         O legado da família no cumprimento missionário se estende por gerações, assim vemos a expressão “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó” (Êxodo 3.6), que se estende a José, depois as doze tribos (famílias) e por consequência, ao povo de Israel.
·         Vemos aqui que a Família foi a primeira instituição criada por Deus, e assim Ele usa esta instituição como força missionária para salvar o homem pecador. Através desta instituição Deus age até que decide transferir o legado missionário a outra instituição, a Igreja.
·         Ainda hoje Deus continua apostando na família como uma força missionária. Famílias estruturadas em Deus, vivendo o Evangelho, exercitando o perdão e estando envolvidas no Reino de Deus farão a diferença no seu contexto de parentesco e vizinhança.

3. A IGREJA NO PLANO MISSIONÁRIO DE DEUS
·         Na família de Israel nasce Jesus, o filho de Deus, o qual é o Cabeça da nova instituição missionária que passaria a agir. Jesus idealiza a Igreja, a comissiona e dá a força motriz para ela cumprir seu papel: RESGATAR O HOMEM PECADOR.
·         Fato este que não exclui a família do plano de Deus, pois o é a Igreja se não o conjunto de famílias ou indivíduos salvos por Jesus e que agora são comissionados para resgatar a seus semelhantes.
·         Está hoje sobre a Igreja a responsabilidade de levar a mensagem de salvação. A partir de Atos 13, vemos que a Igreja de Antioquia entende este chamado e começa a expansão do Evangelho ao mundo de então.
·         Infelizmente hoje muitas Igrejas perderam esta noção de responsabilidade por missões, transferindo esse papel para as agencias missionárias ou contratando profissionais para agir nesta área. Apesar das agencias missionárias serem uma benção sua existência é devido o fato da Igreja preferir as “torres de Babel”.
·         Quando a Igreja entende seu legado missionário que é alicerçado em famílias restauradas, ela cumpre o plano que Deus reservou para ela.
·         Se a Igreja for missionária, não precisamos de juntas ou agências. Porém se a igreja não desenvolver este amor pelas pessoas perdidas, ela continuará terceirizando esta tarefa que é sua por excelência.

CONCLUSÃO:
·         Deus criou o homem para glorificá-lo, este porém devido ao mau uso do livre arbítrio se torna objeto do esforço missionário do próprio Senhor para resgatá-lo.
·         De um casal pecador, surge a família, primeira e mais importante instituição até hoje, família esta que precisa ser restaurada (após morte de Abel – Gênesis 4.26), para se tornar o agente missionário de Deus.
·         Com famílias resgatadas do pecado, Deus institui a Igreja e transfere para esta instituição a tarefa de resgatar o homem em pecado. Pessoas imperfeitas, formando instituições imperfeitas para realizar uma obra perfeita, a obra missionária.

·         Podemos entender isso só pelo filtro da graça de Deus e seu infinito amor.

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