23 de fev. de 2014

Seguir o Mestre


Conta o relato de um turista que em visita as terras de Israel observa de dentro da condução um homem nos campos lidando com o rebanho de ovelhas. Algo o intrigou no comportamento do até então pastor daquelas ovelhas, que o fez se dirigir ao guia da excursão e dizer: ‘‘sempre ouvi que em Israel as ovelhas seguem seu pastor, assim sendo ele vai á frente e as ovelhas após, mas observo que aquele pastor está indo atrás das ovelhas, o que há de errado?’’. Ao ouvir isto o sábio guia lhe responde: ‘‘o que você ouviu de fato é uma verdade, aqui os pastores vão à frente do seu rebanho e as ovelhas o seguem, mas o que o senhor observa não é um pastor, aquele é o açougueiro’’.
Seguir o nosso Mestre, Jesus Cristo, não é uma tarefa simples, é preciso disposição, renuncia, determinação, dedicação. Nós como seus discípulos temos que aprender lições preciosas sobre como agradar ao nosso Mestre. Muitos querem segui-lo, porém quando ouvem as condições impostas, acabam desanimando ou até colocando obstáculos.
No texto de Lucas 9.57-62 vemos três lições que o Mestre ensina para nós como seus discípulos.
A primeira aprendemos de um homem disse a Jesus que o seguiria aonde quer que Ele fosse. Em resposta Jesus lhe disse que não tinha um lugar onde descansar a cabeça, ou seja, aquele que quer seguir a Jesus não pode pensar em desfrutar de certas mordomias e seguranças, assim como as raposas tinham suas tocas, as aves seus ninhos. Para seguir a Jesus é preciso abrir mão daquilo que estamos tão apegados e que não deixaríamos por nada.
A Segunda aprendemos de um outro homem que foi convidado por Jesus para segui-lo, o qual diz que primeiro precisaria sepultar seu pai. Para seguir a Jesus não podemos deixar para amanhã, pro mês ou ano que vem, é preciso uma disposição imediata. Talvez o pai deste homem não havia morrido ainda, o que ele estava propondo a Cristo é só depois da morte do pai, ele então poderia cumprir o chamado para segui-lo.
A terceira aprendemos de uma proposta feita por um homem que primeiro queria se despedir da sua família, ele achava que precisava dar uma explicação ou satisfação da decisão que estava tomando. Quando Jesus nos chama para segui-lo, não precisamos contar com a aprovação ou permissão de nossa casa. Em muitas situações os familiares não concordam nem apóiam esta decisão, colocando-se contra o desejo de seguir a Cristo.
Ao decidir seguir a Jesus, não podemos vacilar e querer voltar atrás. Com Jesus temos que olhar e andar para frente. O que ficou no passado nem Deus mais se importa. É preciso começar uma nova história da presença do Mestre. Como discípulos temos que seguir a Cristo de todo coração sem colocar obstáculos nessa jornada.
Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário