2 de dez. de 2013

O Dom do Perdão


Quantas vezes somos impedidos de viver a vida abundante no presente pelo simples motivo de estarmos revivendo experiências dolorosas que nos acorrentam no passado? Podemos ficar livres delas se aprendermos a: “Perdoar já - uma decisão urgente! Perdoar plenamente - um processo que restaura a alma, liberta das mágoas e traz de volta a alegria.”
O que significa perdoar: 1. Parar de culpar alguém por alguma ofensa ou de ter ressentimento contra o ofensor; 2. Cancelar ou anular uma dívida. A palavra "perdoar" nos traz à mente diversos  conceitos como "quitar”, "absolver", "anistiar", "isentar", "apagar", "desculpar" e "eximir".
No Novo Testamento grego há dois termos Que são traduzidos como "perdoar": aphiemi, que significa "remitir ou deixar de lado", e apoluo, "libertar, colocar em liberdade".
"Perdoar, enquanto ato, implica na deliberação de abrir mão de uma dívida emocional contra outrem. Enquanto processo, implica em trabalharmos nossas reações interiores até que a ofensa cometida deixe de ter importância para nós’’
"O perdão é fruto de uma decisão, não de um sentimento. Primeiro tomamos a decisão de perdoar, e só depois é que sentimos que já perdoamos. Não deixemos para perdoar só depois que "sentirmos" o perdão. Se o fizermos, talvez tenhamos de esperar muitos anos para perdoar”.
Devemos saber que perdoar é acima de tudo algo para o nosso próprio bem, para o bem daqueles que nos magoam e daqueles que sofrem em consequência de nossos sofrimentos.
O Perdão traz libertação, paz e bem estar físico e espiritual, àqueles que enfrentaram algum tipo de sofrimento emocional, e precisam libertar-se dos pensamentos e sentimentos negativos que tantas vezes nos acorrentam ao passado, tomando esse sofrimento um doer constante.
O Perdão baseia-se inteiramente nos ensinos daquele que disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.46). Assim temos de perdoar aos nossos ofensores porque Deus, por intermédio de Cristo, nos perdoou e por ele também nos capacitou a perdoar a outros. Dou graças a Deus pela realidade do seu perdão que me capacita a perdoar a outros.
Você está guardando rancor contra alguém, por achar que "não consegue" perdoar-lhe? Sente que já perdoou a uma pessoa ou grupo de pessoas, mas continua se lembrando da ofensa sofrida?
Faça essa Oração: “Senhor, tu perdoaste todos os meus pecados. Tú me livraste da penalidade do pecado. Pela tua misericórdia, minha dívida foi cancelada. Agora estou liberto e posso perdoar aos outros como tu me perdoaste. Em teu nome, tomo agora a deliberação de predispor-me a perdoar. Ajuda-me Senhor, ater sempre uma atitude de perdão”. Em nome de Jesus, amém.
Adaptado: Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário