30 de out. de 2013

Surgindo das Cinzas

       
A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
O momento atual da Igreja nos leva a uma comparação com a lendária ave, precisamos como Igreja surgir das cinzas. No dia 24/10 recebemos a notificação que teremos que desocupar a propriedade onde está o templo, agora precisamos fazer um plano de ação para contornar esta situação.
Como a fênix ao entrar em auto-combustão (queimar a si mesma) o que sobra são as cinzas, de onde uma nova ave renasce, a Igreja precisa agora enterrar seu passado para renascer. Não adianta ficar remoendo os erros ou buscando achar culpados. Temos que colocar uma pedra sobre os quase 24 anos de história na Mário Filho e buscar novo começo.
Deus está confirmando isso, basta ver os sinais. Nesta Terça o templo foi usado para realizar o culto fúnebre da irmã Terezinha (esposa do João Clemente), não quero ser sensacionalista, mas isso soa pra mim como algo que Deus está nos mostrando, a necessidade de enterrar o passado. Dois dias depois chega a notificação oficial da desocupação do imóvel.
A fênix é capaz de carregar grandes cargas, creio que Deus está selecionando o grupo de pessoas que serão capazes de suportar o peso deste tempo, destas mudanças e ser capaz de tomar decisões importantes neste período. Precisamos de pessoas fortes, dedicadas, comprometidas, envolvidas. Neste momento, desculpe a franqueza, não há lugar para pessoas sem compromisso.
Mas a grande virtude da fênix é renascer das cinzas. Ai vemos mais uma vez os sinais se confirmam. Quando o batismo foi marcado para 27/10 na Igreja (três dias depois de receber a notificação), não sabíamos que o terreno teria que ser desocupado. Jesus morreu e ressuscitou no terceiro dia. A igreja foi ‘’sepultada’’ na quinta, mas hoje está renascendo nos batismo que serão ministrados.
Com estes batismos vemos a orientação de Deus para este momento, olhar para frente, buscar as pessoas que estão perdidas, investir em vidas e crer que Deus é capaz de fazer a nossa igreja ressurgir do pó. Embora o momento seja de frustração, Deus tem algo reservado para nós no futuro, e aqueles que acreditam nisso, estão sendo convidados a fazer surgir, mesmo que das cinzas, uma nova Igreja, que como a fênix é forte e capaz de se redescobrir.
É hora de nos unirmos, de levantar a cabeça, de parar de brincar com Deus e de ser cristão, de buscar a Deus com sinceridade e sem hipocrisia. O velho precisa dar lugar ao novo. Aproveite e renovo sua vida, suas atitudes, sua fé, sua forma de viver com Cristo. É hora de renascer das cinzas. Deus nos abençoe.                              
Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário