30 de set. de 2013
A Importância do Altar
Altar no hebraico do Antigo Testamento é chamado de mizbear, (proveniente do termo hebraico zabar que significa abater, matar, sacrificar, imolar para sacrifício), logo altar significa um lugar de matança ou sacrifício.
Em Esdras 3.2 lemos que Jesua, Zorobabel e os sacerdotes ‘’se dispuseram e construíram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos’’. Isso acontece exatamente sete meses após o retorno do primeiro grupo de exilados para Jerusalém.
É evidente que este altar não era construído de terra e pedras, pois este tipo de altar geralmente tinha um uso não-sacerdotal, ou leigo. Noé, Abraão, Jacó, Moisés foram alguns dos homens que edificaram um altar deste tipo para agradecer a Deus e honrá-lo.
O altar que é referido em Esdras tinha uma forma prescrita e era feito ou de madeira e bronze. Este altar estava associado ao tabernáculo e o seu serviço sacerdotal. Em Êxodo 27.1-8 e 38.1-7 temos a descrição em detalhes do projeto para construção deste altar.
Este altar do holocausto ficava entre a entrada do átrio e a porta do tabernáculo. As ofertas de animais e de manjares eram feitas nele. Os sacrifícios nele oferecidos significavam que era necessária a expiação pelo pecado antes de a pessoa entrar na presença de Deus para cultuá-lo e adorá-lo.
Não podemos confundir este altar de holocausto com o altar de incenso que era feito de madeira e outro, sendo um pouco menor e colocado dentro do tabernáculo antes da cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos. Neste altar o sumo sacerdote oferecia incenso de manhã e de tarde. A fumaça do incenso que subia e enchia o tabernáculo simbolizava as orações que eram oferecidas. Em Êxodo 30.1-10 lemos sobre os pormenores deste altar.
Hoje nosso culto a Deus não depende mais destes altares. Mas precisamos entender qual o simbolismo deles hoje para a Igreja. No nosso culto não fazemos uso de materiais ou elementos que eram típicos do tempo de Israel, principalmente relativos ao uso do templo. Não fazemos uso destes ‘’amuletos’’ pois Cristo assumiu em si todos eles.
O altar do holocausto que era colocado na entrada do pátio do templo onde os animais eram mortos em lugar das pessoas para perdão simboliza a cruz do Calvário, lugar onde Cristo foi crucificado em favor da humanidade, assim ‘’não por meio do sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue’’ (Hebreus 9.12-14), é que temos acesso a Deus sem precisar de intermediários humanos.
Em Esdras, o povo sentiu a necessidade de cultuar a Deus e por isso foi reconstruído o altar do holocausto. Hoje todo aquele que deseja cultura ao Senhor, precisa ir para a Cruz de Cristo e morrer nela todos os dias para chegar ao trono de graça (Mat 16.24).
Sem a Cruz não há adoração, pois só depois de passar por ela que temos acesso ao trono do Pai. A Cruz nos leva a Deus.
Pr. Elias Colombeli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário