A campanha de Missões Estaduais enfatiza a necessidade espiritual das pessoa que estão longe de Cristo. O texto bíblico de Rom 10.14 chama a nossa atenção para outra necessidade, a da igreja e seus membros, que é pregar a palavra para aqueles que estão longe de Cristo.
Perto de nós há muitas pessoas que estão longe de Cristo e não desfrutam da salvação. O elo de aproximação e ligação entre eles e nós é a Palavra ‘’e como crerão naquele de quem não ouviram falar’’? Nos versículos 13 a 17 temos uma visão mais ampla da necessidade de pregar a Palavra para produzir conversões e salvação.
Posso afira algo sem medo de errar: sem a pregação da Palavra não há salvação de almas! Toda ação da Igreja deve estar voltada para a pregação. Nós como cristãos devemos igualmente pregar a palavra para aqueles que estão perto de nós, mas longe de Cristo.
Se não despertarmos para esta realidade, a necessidade de pregar a Palavra, e começarmos hoje a cumprir o mandamento de Jesus, não presenciaremos conversão de almas e alegria nos céus (Lc 15.7). A nossa ineficiência na pregação da Palavra é a causa de pouco crescimento numérico em nossa Igreja. A falta de comprometimento com a Palavra (leitura, estudo, participação na EBD) gera um vazio dEla e a consequência é o silêncio diante daqueles aos quais deveríamos falar.
A própria Bíblia nos traz exemplos dessa necessidade de associarmos a pregação ao processo de evangelismo, quero citar apenas dois deles para enfatizar o que estamos escrevendo.
Em Atos 10 está registrada a história de um homem chamado Cornélio, que era ‘’piedoso e temente a Deus, dava muitas esmolas ao povo e continuamente orava a Deus’’ (melhor que alguns crentes de hoje), mas que não era salvo. Então Deus disse a ele que fosse chamar Pedro para ir a sua casa. Ao chegar Pedro começou a pregar a Palavra (vv 34-43) e o resultado veio ‘’o Espírito desceu sobre os que ouviam a Palavra... e ordenou que fossem batizados’’ (vv.44-48).
Perceba que a salvação daquelas pessoas foi fruto da pregação da Palavra e que se não fosse a pregação, Cornélio continuaria um bom homem religioso, mas condenado ao inferno.
Em Atos 16 lemos a história de um carcereiro que quis saber o que devia fazer para ser salvo (v.30). Como resposta ouviu que deveria ‘’crer no Senhor Jesus’’ (v.31), mas para isso era preciso que alguém pregasse, ‘’pois como creria em quem não ouviu falar’’? Então Paulo e Silas ‘’pregaram a palavra de Deus a ele e a todos os que eram de sua casa’’ (v.32). Quer saber a consequência dessa pregação? ‘’e logo foi batizado, ele e todos os seus’’ (v.33).
Sem pregação da Palavra não haverá batismos, pois não teremos pessoas convertidas dos seus pecados. É a pregação da Palavra que vai trazer para perto de Cristo aqueles que estão perto de nós. Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:
Postar um comentário