Família: Começa em Casa
A família é de fato o plano central de Deus para a humanidade. Não é de hoje (com o movimento que obriga a sociedade a aceitar que pessoas do mesmo sexo contraiam casamento, adotem filhos e ‘’formem família’’) que o Diabo vem tentando destruir mais esta perfeição criada por Deus.
Em Gênesis capítulos um a doze a Bíblia nos apresenta dois propósitos essenciais pelos quais Deus criou a família: ESPELHAR e ESPALHAR a glória, a imagem do Senhor/Trindade através do ser humano - homem e mulher. Diante deste propósito, Satanás tem se levantado para atacar a família (união do homem/macho com uma mulher/fêmea para procriação/geração de filhos, como espaço afetivo, de educação, amor, fé e formação integral do caráter e personalidade).
Para consumar sua intenção, o Diabo tem lançados vários ataques contra a família. Começando no Jardim do Éden, depois da criação do homem e da mulher, com a introdução do pecado visou atingir em cheio o propósito de Deus para o lar (Gn 3.1-19), assim Satanás começa distorcendo o plano de Deus e tenta desfigurar a imagem de Deus refletida na família. Hoje através da separação, do adultério, de casamentos ‘’abertos’’, e outras ciladas a família tem sido destruída.
Esses ataques não mudam, pois a família é o alvo principal de Satanás, assim se o Senhor não edificar nossa casa, nós trabalhamos em vão, para isso não acontecer precisamos deixar que o Espírito controle nossas vidas pois assim os resultados serão vistos. No lar é que mostramos o que realmente somos.
Assim nos resta voltar à base do bom senso da Escritura para a família. Se conhecermos bem o plano original de Deus não vamos ser enganados pelas falsas propostas de Satanás. A Bíblia é e sempre será a regra de fé e prática, de onde provém as orientações para nós. Jamais podemos deixar a centralidade das Escrituras.
Cada família é relevante, principalmente a do pastor e dos líderes, pois servirão como um modelo para o rebanho, como um lugar para o reflexo da glória de Deus e como “campo de prova” onde aprendemos a cuidar do pequeno rebanho para depois pastorear a família de Deus/igreja. Você pode pensar que sua família não é perfeita, mas fique tranquilo, não existe família perfeita.
Em relação a nossa responsabilidade no lar, lemos que é necessário ser irrepreensível, fiel ao cônjuge, hospitaleiro, governar bem a própria casa, criar os filhos sob disciplina, com todo respeito, ter filhos tementes a Deus, não ser acusados de dissolução, nem ser insubordinados, pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? (1 Tim 3:1-5).
Precisamos buscar na Palavra os propósitos divinos para o casamento e para a família. Só ela oferece os elementos necessários para o fortalecimento do lar. O modelo de família da Palavra deve estar em nosso lar.
Pr. Elias Colombeli
Nenhum comentário:
Postar um comentário