21 de abr. de 2013

Face a Face


       
Gostaria de falar um pouco com você sobre uma questão muito séria e importante nos dias de hoje, trata-se da exposição pessoal em redes de relacionamentos, blogs, e outros meios eletrônicos.
Antigamente, quando não havia esta tecnologia, as pessoas compartilhavam e expunham suas vidas de uma forma mais pessoal, procuravam alguém para falar sobre uma situação, e as vezes, se dessem azar, sua intimidade parava nos ouvidos de muitos.
Hoje isso não é mais preciso, as próprias pessoas expõem suas vidas e intimidade na rede, é claro que nem tudo, apenas aquilo que julgam importante para os outros saberem. O problema nisso é que as páginas pessoais acabam se tornando um lugar de falsidade, vaidade, futilidade, etc.
Minha inquietação é saber até que ponto esta exposição, mesmo que falsa, pode trazer uma real ajuda nos momentos críticos. Quando compartilhávamos pessoalmente nossas necessidades, o mínimo que a pessoa podia fazer era ‘’vamos orar agora sobre isso’’. Como se faz para orar por uma rede social? Quando muito, recebemos uma meia dúzia de palavras genéricas, impessoais e frias de incentivo.
Diante disso nos perguntamos: ‘’essas redes sociais são coisa do Diabo?’’ Não precisamos ser extremistas, o Diabo tem a habilidade de tornar mal tudo aquilo que foi criado bom. Ele usa para mal as coisas que Deus permitiu ser feitas para o nosso bem. É assim que ele age deste o princípio. Uma coisa é certa, o Diabo tem se aproveitado destas ferramentas para afastar as pessoas da presença de Deus.
Antigamente, antes de dormir, as pessoas tinham um momento de oração onde olhavam para si, suas necessidades, então, na comunhão com Deus, faziam como Moisés que falava ‘’face a face com Deus’’. Hoje, antes de dormir, é preciso dar um olhadinha no ‘face’, dos outros é claro, ninguém entre para olhar o seu perfil.
Assim aos poucos as pessoas se afastam da intimidade do Senhor. O tempo que poderia ser usado para leitura da Bíblia e oração, é gasto bisbilhotando o que os outros publicaram. Assim as pessoas vão se afastando umas das outras, afinal para saber como o outro está, não é preciso ir até sua casa, é só olhar do ‘face’ que está tudo lá. Com uma falsa proposta de aproximar, muitos acabam se afastando de verdade.
Bem, será que a solução é não usar este tipo de ferramenta dando como justificativa que é coisa do Diabo? Penso que não. A questão é saber dosar o tempo que passamos e o que colocamos nestas redes sociais. Se gastamos mais tempo nelas que com Deus, algo está errado. Se temos facilidade em escrever nelas sobre nossa intimidade, mas não falamos com um irmão em Cristo, algo está errado.
Meu irmão, melhor que estar no face é estar ‘’face a face com Deus’’. Tenha prazer, satisfação e gaste tempo com Deus, isso vai trazer maturidade espiritual.                            
Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário