11 de mar. de 2013

Unidade Pelos Dons



Texto: Efésios 4.7-10
Tema: “A unidade da Igreja é mantida pelos dons espirituais”

Introdução:
·        Paulo está tratando da “unidade da Igreja” (v.1-6),  está exortando que cada um tem um papel importante para esta unidade, vivendo com humildade, mansidão, paciência e amor, pois todos estão ligados ao mesmo corpo, guiados pelo mesmo espírito, vivendo a mesma fé, identificados pelo mesmo batismo ao mesmo Deus e Pai.
·        Porém esta unidade se diferencia conforme a personalidade, os dons e as tarefas que cada um recebe. Deus estabeleceu uma variedade de dons para que um dependa do outro, ninguém é perfeito a ponto de não precisar dos outros.
·        Os diferentes dons devem ser usados no benefício de todos, não há lugar para vanglória – 1 Cor 4.7. Nenhuma pessoa tem todos os dons, e não podemos crer que exista alguém sem nenhum dom, Jesus reparte diferentes tipos de dons a diferentes membros – Rom 12.3-8

Transição: A primeira verdade do texto é:

1. JESUS GLORIFICADO É A FONTE DOS DONS – v.8
·        Paulo faz uma citação do Salmo 68.18 que é aplicado ao triunfo e ascensão do Senhor. Quando em vida, Jesus prometeu derramar sobre a igreja os dons, quando foi glorificado, cumpriu sua promessa – João 14.12,16,17.
·        Ele capturou aquilo que nos tinha capturado, e anulou o seu poder. Jesus conquistou Seus inimigos e retornou triunfante ao trono de seu Pai, para conceder bênçãos a Seu povo, a semelhança de um rei vitorioso que distribui os despojos de guerra ao povo.
·        A ascensão de Cristo tornou possível o derramamento do Espírito e por consequência, os vários dons. Como “deu dons” podemos entender que são aquelas pessoas com diversas capacidades, as quais Ele deu à igreja.
·        Que bom que não somos nós que escolhemos o que fazer! É o Senhor quem coloca as pessoas nos lugares certos e conforme a necessidade da Igreja. Ele traz pessoas, ele leva pessoas. Este movimento é uma demonstração do poder e autoridade de Cristo sobre seu corpo, a Igreja.
·        Sendo Ele a fonte dos dons, devemos estar em comunhão, estar disponível, e de coração puro para receber e usar em favor do corpo aquela capacitação especial. Qual é o seu dom? Com que habilidades Deus te dotou para você servir e manter a unidade na Igreja?

Transição: A segunda verdade do texto é:

2. JESUS DESCEU E SUBIU VENCEDOR – v.9
·        Ele subiu, ou seja, foi exaltado em glória depois da sua ressurreição – Ef 1.20, 2.6. Agora esta acima de todos os céus – segundo crença judaica existem sete céus, o que quer dizer que Cristo foi exaltado à mais alta honra e glória possíveis – Fil 2.9-11.
·        Qual o sentido de sua descida até as partes inferiores da terra?
o   Alguns fazem um paralelismo com 1 Pedro 3.19 e 4.6, pois parecem se referir à descida de Cristo após sua crucificação para pregar aos que morreram antes de sua vinda;
o   Outros acreditam que tem o sentido de ser esta terra tão vil, comparada com o lar celestial – Is 44,23;
o   Ou pode denotar o fato de ter Cristo sofrido a maior humilhação quando suportou a própria morte, assim desceu à sepultura – regiões inferiores da terra.
·        O mais provável é que o texto se refira à vinda de Jesus do céu, fazendo carne e habitando entre nós, depois na sua morte, desce às regiões inferiores da terra, e quando ressuscita, sobe aos lugares celestiais.
·        Jesus sempre foi vencedor! E há uma promessa que seremos “mais que vencedores” (Rom 8.37) por meio de Jesus. Se queremos ser vencedores, devemos andar, estar, viver na presença daquele que é vencedor.
·        De qual lado você está? Em qual time você está jogando? Jesus é o único que venceu a doença, a morte, o diabo, e só Ele pode fazer de você um vencedor com Ele. Não importa o quanto você já tenha perdido, o “jogo” ainda não acabou, há uma oportunidade de reverter este quadro!

Transição: A terceira verdade do texto é:

3. JESUS É O ÚNICO QUE PREENCHE OS VAZIOS – v.10
·        Há uma vontade e o propósito de Cristo é preencher tudo com sua presença. Ele é supremo sobre todos os poderes, tanto no céu como na terra. Tudo o que existe está sujeito a ele e não há nenhum lugar onde sua presença não possa ser sentida. Salmo 139.7-10.
·        O Senhor que subiu ao aos céus, o qual nós adoramos, é o mesmo que veio e viveu entre os homens, partilhando suas tristezas, tribulações e tentações, identificando-se com seu povo. Jesus sabe exatamente o tamanho da dor que você está sentido. Ele sabe o quando sua dor e tristeza te abatem, por isso ele pode preencher o vazio de sua vida.
·        Há um ditado que diz: “O vazio do coração do homem é exatamente do tamanho do amor de Deus”. Não adianta tentar preencher o vazio da vida com coisas vazias que o mundo oferece – 1 João 2.15-17. O vazio do coração só é preenchido com a presença do Espírito Santo de Deus.
·        Se Jesus é o único que preenche os vazios, por que você ainda não se rendeu a Ele? Por que ainda você continua resistindo ao seu constante amor batendo à porta do seu coração? O que lhe impede de simplesmente se entregar a Jesus e descansar na certeza que ele estará dando a você a plenitude através do Espírito?

CONCLUSÃO:
·        Se queremos manter a unidade em nossa igreja, devemos praticar com humildade os dons que recebemos através do  Espírito Santo.
·        Se queremos abençoar ainda mais nossa Igreja, devemos estar em comunhão com Cristo, para que dEle recebamos mais dons para melhorar nosso ministério.
·        Se não estamos tendo vitórias, precisamos reavaliar algumas áreas de nossas vidas, pois Jesus sempre será vencedor.
·        Se sinto vazio em minha vida, é sinal de que a plenitude de Cristo através do Espírito não é uma realidade em mim, por isso, preciso busca-lo cada vez mais até ser preenchido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário