Texto: Efésios
1.1,2
Grande Ideia:
“O propósito de Deus em Cristo para Sua Igreja”
Introdução:
·
De modo geral, a
carta contém doutrina na primeira metade e exortação na segunda. O discurso
doutrinário é motivado pela situação prática, e as exortações são cheias de
importantes verdades.
·
Após os
cumprimento iniciais, e fazendo duas pausas para orações (1.15-23; 3.14-19),
Paulo fala sobre o “plano de Deus para os seus santos no que diz respeito à redenção por
Jesus Cristo e à obra do Espírito Santo” ou simplesmente “O
propósito de Deus em Cristo para Sua Igreja”.
·
Na primeira parte
fala sobre as quatro consequências da redenção, a saber, o livramento do
pecado, a novo vida vitoriosa, o mistério da unidade dos santos e a união
destes com Cristo.
·
Na segunda parte
trata de questões éticas tendo em vista a unidade cristã: a nova maneira de
andar, o amor, a humildade, as relações humanas, e vitória contra o mal.
1. O AUTOR DA CARTA
·
Paulo é
expressamente o autor.
·
Escreve quando
está preso em Roma (Atos 28.16, 31), no seu primeiro aprisionamento (3.1;
4.1; 6.20)
·
Envia a carta
através de um amigo chamado Tíquico, por volta do ano 62 ou 63 d.C. (6.21)
2. OS DESTINATÁRIOS DA CARTA
·
É consenso dos
teólogos que a carta foi endereçada à igreja de Éfeso, uma grande metrópole da
região da Ásia.
·
Durante 3 anos
Paulo morou e trabalhou em Éfeso (Atos 19 e 20.31), tinha uma ligação muito
forte com os anciãos daquela cidade (Atos 20.18-35).
·
Porém há quatro
linhas de discussão:
o
A carta não foi
enviada a uma igreja em particular, mas a qualquer cristão que viesse a lê-la,
leitores de várias e diferentes igrejas;
o
Foi enviada a uma
igreja local, mas o endereço e saudações foram posteriormente omitidos, para a
carta ter um alcance mais geral;
o
Foi enviada a
certas igrejas de uma determinada área (na província da Ásia), assim cópias
foram distribuídas a diferentes igrejas.
o
Cogita a hipótese
de não ser de autoria de Paulo, mas de uma outra pessoa, posteriormente à morte
do apóstolo.
3. CIDADE DE
ÉFESO
·
Importância Comercial. Cidade mais importante da província romana da Ásia,
hoje a Turquia. Estava situada na foz do rio Caister, entre serras montanhosas
e o mar. Tinha uma estrada de 22m de largura ladeada por colunas que
atravessava toda a cidade até o porto, que era cento exportador e escala para
quem viajava para Roma.
·
Importância
Religiosa. Havia um templo usado
na adoração à deusa anatoliana da fertilidade, e depois para adoração de
Artêmisa ou Diana, representada como uma figura dotada de muitos seios.
·
O Evangelho
em Éfeso. Chegou através de
Aquila e Priscila, em 52 d.C. quando Paulo fez uma breve visita estando na
segunda viagem missionária (Atos 18.18,19). Na terceira viagem, tinha Éfeso como
alvo, ficou mais de dois anos (Atos 19.8,10), atraído pela posição estratégica
como centro comercial, politico e religioso. A pregação afetou os cultos
mágicos (Atos 19.13) mas também a venda das figurinhas e objetos da deusa Diana
(Atos 19.27).
·
Avanço da
Igreja. Espalhou-se pela região,
e tornou-se a sede missionária de Paulo. Depois de partir, Timóteo foi deixado
em Éfeso (1 Tm 1.3) para cuidar da igreja local. Depois tornou-se sede do
apóstolo João, que escreve ás 7 igrejas da Ásia em Apocalipse.
4. NATUREZA E ENSINO DA CARTA
·
Não há
referencias pessoais, nem saudações, nem recados particulares;
·
Não há problemas
específicos, sejam de ordem doutrinária ou prática que motivasse a escrita da
carta;
·
A carta parece um
sermão, uma oração ou uma doxologia (cântico cujo fim é
glorificar a Deus), do que um escrito para atender a necessidade de uma
igreja. Nela Paulo fala sobre “o eterno propósito de Deus, o qual Ele está
cumprindo por meio de Seu Filho Jesus Cristo e vem executando na Igreja e
através dela”.
·
Os capítulos 1 a
3 mostra a elaboração doutrinária do grande tema, e os capítulos 4 a 6 ensinam
quais deveriam ser as consequências práticas para a vida e as relações humanas
desse propósito divino.
·
Principais ensinos
contidos na Carta:
o
Reconciliação
mediante a cruz de Cristo. A obra
da cruz é apresentada como suficiente para nossa redenção e perdão de nossos
pecados (1.7; 2.13,16); tornando-nos filhos de Deus e herdeiros do seu
reino (1.5,18).
o
Justificação pela
fé. (2.8-10).
o
A cruz
pacifica relacionamentos. A cruz
é o caminho da paz ente o homem e seu semelhante, e derruba a parede de separação
entre judeu e gentio (2.14).
o
Privilégio da
pregação do evangelho. Em particular
o chamado para evangelizar os gentios (3.7).
o
Ressurreição e
exaltação de Cristo. Tendo como
propósito ressuscitar com Cristo os que estão mortos em seus delitos e pecados
e coloca-los nos lugares celestiais (1.20-22; 2.5,6), de onde Cristo
derrama os dons sobre a igreja (4.9-16).
o
O Espírito Santo. Ele habita naqueles que creem (2.22; 3.16; 5.18), é o
selo e o penhor dados aos crentes (1.13, 4.39), ajuda nas orações (4.18),
dá acesso a Deus (2.18) e dirige na vida diária (1.8,17), gera unidade da
igreja (4.3), é o provedor dos dons (4.7).
o
A igreja. Enfatizando a igreja universal e sua unidade e como
expressar o seu propósito: Cristo te autoridade sobre a igreja (1.22);
na igreja se dá a reconciliação (2.19); está construída sobre o
fundamento dos apóstolos (2.21); e proclama Cristo e traz
homens à unidade nEle, e apresenta a sabedoria de Deus aos poderes das trevas (3.10).
CONCLUSÃO:
·
Deus quer que
através de Efésios possamos pregar a Justificação pela fé mediante a
reconciliação com Deus e a pacificação nos relacionamentos por meio da Cruz de
cristo.
·
Deus quer que
através de Efésios possamos nos envolver no Privilégio da Pregação do Evangelho
aos que perdidos não participarão quando da ressurreição e exaltação de Cristo.
·
Deus quer que
através de Efésios possamos nos encher do Espírito para que participemos
ativamente na expansão da sua Igreja.
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