2 de dez. de 2012

Introdução aos Efésios



Texto: Efésios 1.1,2
Grande Ideia:O propósito de Deus em Cristo para Sua Igreja

Introdução:
·        De modo geral, a carta contém doutrina na primeira metade e exortação na segunda. O discurso doutrinário é motivado pela situação prática, e as exortações são cheias de importantes verdades.
·        Após os cumprimento iniciais, e fazendo duas pausas para orações (1.15-23; 3.14-19), Paulo fala sobre o “plano de Deus para os seus santos no que diz respeito à redenção por Jesus Cristo e à obra do Espírito Santo” ou simplesmente “O propósito de Deus em Cristo para Sua Igreja”.
·        Na primeira parte fala sobre as quatro consequências da redenção, a saber, o livramento do pecado, a novo vida vitoriosa, o mistério da unidade dos santos e a união destes com Cristo.
·        Na segunda parte trata de questões éticas tendo em vista a unidade cristã: a nova maneira de andar, o amor, a humildade, as relações humanas, e vitória contra o mal.

1. O AUTOR DA CARTA
·        Paulo é expressamente o autor.
·        Escreve quando está preso em Roma (Atos 28.16, 31), no seu primeiro aprisionamento (3.1; 4.1; 6.20)
·        Envia a carta através de um amigo chamado Tíquico, por volta do ano 62 ou 63 d.C. (6.21)

2. OS DESTINATÁRIOS DA CARTA
·        É consenso dos teólogos que a carta foi endereçada à igreja de Éfeso, uma grande metrópole da região da Ásia.
·        Durante 3 anos Paulo morou e trabalhou em Éfeso (Atos 19 e 20.31), tinha uma ligação muito forte com os anciãos daquela cidade (Atos 20.18-35).
·        Porém há quatro linhas de discussão:
o   A carta não foi enviada a uma igreja em particular, mas a qualquer cristão que viesse a lê-la, leitores de várias e diferentes igrejas;
o   Foi enviada a uma igreja local, mas o endereço e saudações foram posteriormente omitidos, para a carta ter um alcance mais geral;
o   Foi enviada a certas igrejas de uma determinada área (na província da Ásia), assim cópias foram distribuídas a diferentes igrejas.
o   Cogita a hipótese de não ser de autoria de Paulo, mas de uma outra pessoa, posteriormente à morte do apóstolo.

3.  CIDADE DE ÉFESO
·        Importância Comercial. Cidade mais importante da província romana da Ásia, hoje a Turquia. Estava situada na foz do rio Caister, entre serras montanhosas e o mar. Tinha uma estrada de 22m de largura ladeada por colunas que atravessava toda a cidade até o porto, que era cento exportador e escala para quem viajava para Roma.
·        Importância Religiosa. Havia um templo usado na adoração à deusa anatoliana da fertilidade, e depois para adoração de Artêmisa ou Diana, representada como uma figura dotada de muitos seios.
·        O Evangelho em Éfeso. Chegou através de Aquila e Priscila, em 52 d.C. quando Paulo fez uma breve visita estando na segunda viagem missionária (Atos 18.18,19). Na terceira viagem, tinha Éfeso como alvo, ficou mais de dois anos (Atos 19.8,10), atraído pela posição estratégica como centro comercial, politico e religioso. A pregação afetou os cultos mágicos (Atos 19.13) mas também a venda das figurinhas e objetos da deusa Diana (Atos 19.27).
·        Avanço da Igreja. Espalhou-se pela região, e tornou-se a sede missionária de Paulo. Depois de partir, Timóteo foi deixado em Éfeso (1 Tm 1.3) para cuidar da igreja local. Depois tornou-se sede do apóstolo João, que escreve ás 7 igrejas da Ásia em Apocalipse.

4. NATUREZA E ENSINO DA CARTA
·        Não há referencias pessoais, nem saudações, nem recados particulares;
·        Não há problemas específicos, sejam de ordem doutrinária ou prática que motivasse a escrita da carta;
·        A carta parece um sermão, uma oração ou uma doxologia (cântico cujo fim é glorificar a Deus), do que um escrito para atender a necessidade de uma igreja. Nela Paulo fala sobre “o eterno propósito de Deus, o qual Ele está cumprindo por meio de Seu Filho Jesus Cristo e vem executando na Igreja e através dela”.
·        Os capítulos 1 a 3 mostra a elaboração doutrinária do grande tema, e os capítulos 4 a 6 ensinam quais deveriam ser as consequências práticas para a vida e as relações humanas desse propósito divino.
·        Principais ensinos contidos na Carta:
o   Reconciliação mediante a cruz de Cristo. A obra da cruz é apresentada como suficiente para nossa redenção e perdão de nossos pecados (1.7; 2.13,16); tornando-nos filhos de Deus e herdeiros do seu reino (1.5,18).
o   Justificação pela fé. (2.8-10).
o   A cruz pacifica relacionamentos. A cruz é o caminho da paz ente o homem e seu semelhante, e derruba a parede de separação entre judeu e gentio (2.14).
o   Privilégio da pregação do evangelho. Em particular o chamado para evangelizar os gentios (3.7).
o   Ressurreição e exaltação de Cristo. Tendo como propósito ressuscitar com Cristo os que estão mortos em seus delitos e pecados e coloca-los nos lugares celestiais (1.20-22; 2.5,6), de onde Cristo derrama os dons sobre a igreja (4.9-16).
o   O Espírito Santo. Ele habita naqueles que creem (2.22; 3.16; 5.18), é o selo e o penhor dados aos crentes (1.13, 4.39), ajuda nas orações (4.18), dá acesso a Deus (2.18) e dirige na vida diária (1.8,17), gera unidade da igreja (4.3), é o provedor dos dons (4.7).
o   A igreja. Enfatizando a igreja universal e sua unidade e como expressar o seu propósito: Cristo te autoridade sobre a igreja (1.22); na igreja se dá a reconciliação (2.19); está construída sobre o fundamento dos apóstolos (2.21); e proclama Cristo e traz homens à unidade nEle, e apresenta a sabedoria de Deus aos poderes das trevas (3.10).

CONCLUSÃO:
·        Deus quer que através de Efésios possamos pregar a Justificação pela fé mediante a reconciliação com Deus e a pacificação nos relacionamentos por meio da Cruz de cristo.
·        Deus quer que através de Efésios possamos nos envolver no Privilégio da Pregação do Evangelho aos que perdidos não participarão quando da ressurreição e exaltação de Cristo.
·        Deus quer que através de Efésios possamos nos encher do Espírito para que participemos ativamente na expansão da sua Igreja.

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