12 de ago. de 2012

A Lei Constrange, a Graça Liberta



Texto: Gálatas 3.23-29
Grande Ideia: “A Lei constrange para obediência, mas a Graça liberta para Vida”

1.     A LEI COMO PRISÃO – v.23
a.     Após falar sobre o sentido da lei, Paulo apresenta figuras dela, às quais nos conduzem a entender sua substituição na era da fé.
b.     Deus prende seu povo rebelde, de maneira que ele não tinha condições de escapar de sua culpa. Para o judeu a lei é como um muro protetor para fora (contra os intrusos gentios); mas aqui é um muro para dentro, de forma que os internos não podem escapar.
c.      Mas esse cerco seguro possui uma abertura para frente, em direção de Cristo. Assim podemos dizer “liberdade e vida não existem antes da fé, nem á margem da fé, mas através da fé em Jesus”.
d.     Estávamos presos pela lei esperando até que a fé chegasse por meio de Jesus Cristo. Deus nos colocou debaixo da lei, não para prejuízo, mas para nosso próprio bem. É como amarrar uma pessoa que quer se matar.

2.     A LEI COMO VIGILANTE – v.24
AIO - paidagwgov paidagogos - Tutor, i.e., um guardião e guia de meninos. Entre os gregos e os romanos, o nome era aplicado a escravos dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar a vida e a moralidade dos meninos pertencentes \a elite. Aos meninos não era nem mesmo permitido sair de casa sem a sua companhia até que alcançassem a idade viril.
a.     v.24. Paulo fala da função limitada da lei, ela apenas vigiava o povo de Israel e impedia que tentassem escapar e libertar-se sozinho.
b.     v. 25. Agora Paulo mostra a presença da salvação através da fé, e assim não estão mais debaixo da lei, pois embora crescido debaixo dela, estão agora livres deste condutor de meninos.

Paulo termina sua defesa em relação aos judaico-cristãos e direciona agora seu discurso aos gentílico-cristãos, pois à todos chega a promessa feita a Abraão.

3.     A CONDIÇÃO LIVRE DA LEI – v.26
a.     É FILHO DE DEUS
                                                              i.      Paulo começa descrevendo a condição dos que são livres da lei – FILHOS DE DEUS. Ser filho constitui uma posição de aceitação e inclui o direito à herança, à liberdade. É essa condição de FILHOS que fundamenta a liberdade dos gálatas da lei.
                                                            ii.      Havia pregadores estóicos que diziam que “todos nós temos a Deus como Pai, somos todos por natureza crianças em Deus”, essa filiação não seria por natureza, e sim por sacramentos e rituais.
                                                          iii.      Mas Paulo coloca a filiação através de Cristo Jesus. Além de filhos somos herdeiros e coerdeiros das promessas.


b.     É REVESTIDO DE CRISTO – v.27
                                                              i.      Esse revestimento é pelo batismo. Paulo apresenta um passo duplo – fé e batismo, quem chegava à fé também chegava ao batismo. O batismo é importante porque significa o início da vida espiritual, da filiação a Deus.
                                                           ii.      Quatro Exemplos:
1.     Romanos 13.14. Uma vida sob o senhorio de Cristo, agindo em amor e abandonando as trevas, ou seja, amando uns aos outros.
2.     Efésios 4.20-32. Uma organização moral do cotidiano, voltado para a ética comunitária.
3.     Efésios 6.11-17. Um vestir-se para fora, para aprovação do cristão na luta e no serviço no lado exterior.
4.     Colossenses 3.8-17. Uma entrada num comportamento ético fruto da submissão ao senhorio de Cristo.
                                                          iii.      O vestir-se é entendido de duas maneiras: 1. Ingresso numa nova comunhão de serviço; 2. Depois uma contínua renovação desse acontecimento. O batismo e a decisão diária de agradar a Deus devem andar juntos.
c.      VIVE A UNIDADE – v.28
                                                              i.      Paulo descreve o padrão da vida comunitária no Cristianismo, o que não elimina certas diferenças naturais na igreja. Esse padrão é a concretização espiritual na Igreja baseada no comportamento dos crentes dentro e fora da igreja.
                                                            ii.      Judeu-grego: acabou a divisão dos homens por natureza ou raça. Em Cristo todos somos iguais: negros, brancos, índios, etc.
                                                          iii.      Escravo-livre: acabou o preconceito pela condição social, ser rico ou pobre, ter ou não ter, isso não diferenciava mais as pessoas. Em Cristo todos somos iguais.
                                                         iv.      Homem-mulher: acabou a superioridade de um ser em relação aos demais. Em Cristo ninguém é mais que o outro.

CONCLUSÃO:
·        A graça de Jesus Cristo nos liberta da Lei, e nos liberta para vivermos como filhos de Deus, e uma vez filhos, temos direito à herança que foi prometida a Abraão e foi disponibilizada à nós por meio de Jesus Cristo.

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