Texto: Gálatas 3.23-29
Grande Ideia: “A Lei constrange para
obediência, mas a Graça liberta para Vida”
1.
A LEI COMO PRISÃO – v.23
a. Após falar sobre o sentido
da lei, Paulo apresenta figuras dela, às quais nos conduzem a entender sua
substituição na era da fé.
b. Deus prende seu povo
rebelde, de maneira que ele não tinha condições de escapar de sua culpa. Para o
judeu a lei é como um muro protetor para fora (contra os intrusos gentios); mas
aqui é um muro para dentro, de forma que os internos não podem escapar.
c. Mas esse cerco seguro possui
uma abertura para frente, em direção de Cristo. Assim podemos dizer “liberdade
e vida não existem antes da fé, nem á margem da fé, mas através da fé em
Jesus”.
d. Estávamos presos pela lei
esperando até que a fé chegasse por meio de Jesus Cristo. Deus nos colocou
debaixo da lei, não para prejuízo, mas para nosso próprio bem. É como amarrar
uma pessoa que quer se matar.
2.
A LEI COMO VIGILANTE – v.24
AIO - paidagwgov paidagogos - Tutor,
i.e., um guardião e guia de meninos. Entre os gregos e os romanos, o nome era
aplicado a escravos dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar
a vida e a moralidade dos meninos pertencentes \a elite. Aos meninos não era
nem mesmo permitido sair de casa sem a sua companhia até que alcançassem a
idade viril.
a. v.24. Paulo fala da função
limitada da lei, ela apenas vigiava o povo de Israel e impedia que tentassem
escapar e libertar-se sozinho.
b. v. 25. Agora Paulo mostra a
presença da salvação através da fé, e assim não estão mais debaixo da lei, pois
embora crescido debaixo dela, estão agora livres deste condutor de meninos.
Paulo termina
sua defesa em relação aos judaico-cristãos e direciona agora seu discurso aos
gentílico-cristãos, pois à todos chega a promessa feita a Abraão.
3.
A CONDIÇÃO LIVRE DA LEI –
v.26
a. É FILHO DE DEUS
i.
Paulo começa descrevendo a condição dos que são livres da lei – FILHOS
DE DEUS. Ser filho constitui uma posição de aceitação e inclui o direito à
herança, à liberdade. É essa condição de FILHOS que fundamenta a liberdade dos
gálatas da lei.
ii.
Havia pregadores estóicos que diziam que “todos nós temos a Deus como
Pai, somos todos por natureza crianças em Deus”, essa filiação não seria por
natureza, e sim por sacramentos e rituais.
iii.
Mas Paulo coloca a filiação através de Cristo Jesus. Além de filhos
somos herdeiros e coerdeiros das promessas.
b. É REVESTIDO DE CRISTO – v.27
i.
Esse revestimento é pelo batismo. Paulo apresenta um passo duplo – fé e
batismo, quem chegava à fé também chegava ao batismo. O batismo é importante
porque significa o início da vida espiritual, da filiação a Deus.
ii.
Quatro Exemplos:
1. Romanos 13.14. Uma vida sob
o senhorio de Cristo, agindo em amor e abandonando as trevas, ou seja, amando
uns aos outros.
2. Efésios 4.20-32. Uma
organização moral do cotidiano, voltado para a ética comunitária.
3. Efésios 6.11-17. Um
vestir-se para fora, para aprovação do cristão na luta e no serviço no lado
exterior.
4. Colossenses 3.8-17. Uma
entrada num comportamento ético fruto da submissão ao senhorio de Cristo.
iii.
O vestir-se é entendido de duas maneiras: 1. Ingresso numa nova
comunhão de serviço; 2. Depois uma contínua renovação desse acontecimento. O
batismo e a decisão diária de agradar a Deus devem andar juntos.
c. VIVE A UNIDADE – v.28
i.
Paulo descreve o padrão da vida comunitária no Cristianismo, o que não
elimina certas diferenças naturais na igreja. Esse padrão é a concretização
espiritual na Igreja baseada no comportamento dos crentes dentro e fora da
igreja.
ii.
Judeu-grego: acabou a divisão dos homens por natureza ou raça. Em Cristo
todos somos iguais: negros, brancos, índios, etc.
iii.
Escravo-livre: acabou o preconceito pela condição social, ser rico ou pobre,
ter ou não ter, isso não diferenciava mais as pessoas. Em Cristo todos somos
iguais.
iv.
Homem-mulher: acabou a superioridade de um ser em relação aos demais. Em
Cristo ninguém é mais que o outro.
CONCLUSÃO:
·
A graça de Jesus Cristo nos liberta da Lei, e nos liberta para vivermos
como filhos de Deus, e uma vez filhos, temos direito à herança que foi
prometida a Abraão e foi disponibilizada à nós por meio de Jesus Cristo.
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