Texto: Gálatas 2.11-14
Grande Ideia: “Devo viver como crente se
quero que outros sejam crentes também”
1.
VIVER SEM MERECER REPREENSÃO
– v.11
a. Até então Paulo é quem tinha
ido visitar a Igreja de Jerusalém – judaico-cristã (1.18; 2.1), mas agora é
Pedro quem vem visitar a Igreja de Antioquia – gentílico-cristã. A diferença é
que agora Paulo não enfrenta os falsos irmãos, mas um apóstolo original e seu
amigo/aliado Barnabé.
b. Antioquia tornara-se a
terceira cidade mais importante. Era constituída por uma mescla de povos, mas
havia uma igreja cristã viva, fundada por judaico-cristãos e que priorizou a
missão aos gentios, crescendo muito.
c. Cero dia chega lá Pedro,
depois da perseguição do rei Agripa I, ele foi forçado a sair de Jerusalém, de
sua casa, da Igreja mãe (Atos 12.17). Desde então realizava sua atividade
missionária fora de Jerusalém.
d. Paulo “enfrentou
abertamente”, “resisti-lhe face a face” “lhe resisti na cara” em outras
palavras “bate de frente” com Pedro. O contrário seria “resistir pelas costas”
ou falar por trás, resumindo, fazer fofoca.
e. Paulo identificou a ação do
Diabo na vida de Pedro, como aconteceu em (Mc 8.33), e a esse que tenta destruir
a obra de Deus devemos resistir. Ninguém ousava enfrentar Pedro devido sua
autoridade, mas Paulo o enfrentou, evidenciando sua autoridade apostólica.
2.
SER AUTENTICO NAS ATITUDES –
v.12
a. Pedro estava participando de
uma refeição comunitária, que segundo 1 Cor 11.17-34 terminaria na celebração
da Ceia do Senhor. Isso demonstra uma profunda transformação espiritual em
Pedro, pois para um judeu lhe era proibido qualquer tipo de comunhão com
gentios.
b. No concílio em Atos 15.20,29
foi orientado aos gentílico-cristãos a não comer carne sacrificada a ídolos e
sangue. O problema não era o que eles comiam nem os que chegaram “da parte de
Tiago”. O problema foi o “afastamento” de Pedro, pois tentou fazer com que os
visitantes não percebessem como ele havia se comportado.
c. Por temor tentou demonstrar
que ainda estava guardando as prescrições judaicas, separando-se dos irmãos
gentios. Estava erguendo um muro de separação, quando Jesus já o havia
derrubado.
d. O medo diante da liberdade
que o fez cair. O passo para liberdade pode causar insegurança. O medo empurra
de volta para a proteção de antigas e poderosas tradições. O peso da Igreja
judaico-cristã de Jerusalém, o estava fazendo negar o Senhor.
3.
VIVER SEM HIPOCRISIA – v.13
a. A autoridade de Pedro
torna-se algo trágico, seu passo causa um impacto negativo, a ponto de Barnabé
– líder da missão gentílica livre da lei – não saber demonstrar sua força para
resistir.
b. Hipocrisia significa “ensinar um papel no palco” usado para a arte teatral, usado
no sentido de “fracasso em praticar aquilo que se ensina” e para descrever uma
pessoa falsa. “É agir contra um entendimento melhor”.
c. Pedro e Barnabé não mudaram
suas convicções, defendiam a liberdade a cerca de alimentos, o que não os
tornava “irmãos falsos”, levando Paulo a argumentar sobre seu comportamento em
lugar de proferir palavras de condenação.
4.
AGIR CONFORME O EVANGELHO –
v.14
a.
Pedro não havia decaído do Evangelho, mas da “verdade”, e a preocupação
de Paulo era com a “verdade do Evangelho” conquistada pela fé no senhorio de
Cristo, não com dogmas, lei, regras. Pedro longe dessa verdade, pautava-se em
um evangelho vazio e sem consequências.
b.
Apesar de todos vacilarem, é de Pedro que é cobrado o comportamento,
pois ele era o líder, assim a verdade do evangelho é única e para todos.
c.
Com esta pergunta, cai a mascara de Pedro diante dos homens de Tiago,
sabendo que ele vinha partilhando da mesa com os irmãos gentílicos, mas agora
os constrangia a adotarem com seriedade ritos judaicos.
d.
Quando Pedro deixa a mesa dos gentílicos e vai para a dos judaicos,
estava pressionando a consciência dos primeiros, a voltarem ao jugo da lei.
Assim Pedro enfraquecia a verdade do evangelho, tornando incapaz de os dois
grupos tomarem uma refeição juntos.
APLICAÇÕES:
1.
O verdadeiro crente vive uma vida na qual não deixa nenhuma brecha para
ser repreendido seja pelos de dentro da igreja, seja pelos de fora. Sua vida e
caráter são irrepreensíveis.
2.
O verdadeiro crente é autentico, não usa dois pesos e duas medidas.
Para ele não tem duas verdades. O sim é sim, e o não é não.
3.
O verdadeiro crente não usa máscara para ir a igreja e tira quando
chega em casa. O que ele é no meio dos irmãos ele é quando está no meio dos que
não são crentes. Ele não precisa fingir ser o que não é, e é aquilo é.
4.
O verdadeiro age conforme a verdade da Bíblia, não negocia princípios,
moral ou a ética. Não importa o que os outros pensem ou fazem, para ele o dita
as normas é a Palavra, pois ela é a regra de fé e prática.
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