Texto: Gálatas 1.1-5
Grande Ideia: “A Salvação é pela Graça mediante a Fé em Jesus”
1. Estudar Gálatas é como sair
de casa a noite num ambiente rural. A princípio se enxerga pouco, mas aos
poucos os olhos vão se adequando e se começa a ver o contorno das coisas. A
pergunta central de Paulo parece não significar nada para o homem moderno:
“Acaso homens cristãos têm de se fazer circuncidar?”
2. Hoje há os “gálatas
insensatos”, são cristãos que foram iluminados pelo espírito e libertados, mas
que agora oferecem seus pescoços para ser colocada novamente a canga de
sistemas e normas que morreram com a crucificação de Jesus.
3. Não há dúvidas que Paulo
(nome romano, seu nome hebraico era Saul, ou Saulo) é o autor desta carta (Gal.
1.1, 5.2) escrita entre 53-54 a.C. o que não significa que ele tenha escrito o
texto, tudo indica que um amigo tenha sido o escriba (Gal. 6.11). Paul plantou
as igrejas na primeira viagem missionária.
4. Esta carta foi enviada para
uma federação de igrejas domiciliares de uma única cidade, e a carta fazia
rodízio nas reuniões onde era lida. Essas igrejas estavam estreitamente ligadas,
tinham tanto em comum que para todas servia a mesma carta, diferente das 7
igrejas na Ásia (Apo. 2,3). Eram igrejas de caráter urbano, de leitores cultos,
pois exigia esforços intelectuais, provavelmente na capital da província.
5. O motivo da carta ser
escrita foi a confusão nas igrejas. Essas novas igrejas com menos de cinco
anos, estavam a ponto de seguir a estes pregadores, abandonando o cristianismo.
Elas eram formadas de gentios convertidos, começaram bem e não haviam
problemas, até a chegada dos judeus cristãos, pregadores itinerantes estranhos
que:
a. Proclamam mas pervertem o
evangelho; (1.7)
b. Perturbam os gálatas; (5.10)
c. Impedem a corrida; (5.7)
d. Persuadem e constrangem
pressionando-os; (5.8; 6.12)
e. Tentam afastá-los e
isolá-los de Paulo e de sua obra missionária. (5.12)
6. Quem eram os inimigos? Eram
os “judaístas” não os judeus (613 mandamentos no AT – 365 ordens e 248
proibições). Eram agitadores judeus convertidos que queriam realizar uma missão
consecutiva, corretiva, nos lugares onde Paulo atuou. Trata-se de uma divisão
interna, a ala radical dos judaico-cristãos,
que davam a lei um peso maior que o evangelho. Eles ainda:
a. Questionavam a autoridade de
Paulo como apóstolo;
b. Combatiam a liberdade frente
à lei em três aspectos:
i.
Sua exigência central era a circuncisão (5.2,3; 6.12,13);
ii.
Observação das festas judaicas, sobretudo o sábado (4.10);
iii.
Observações quanto à comida (2.11,12).
c. Trazer insegurança pelas
deficiências morais no meio deles.
7. Um resumo da Carta aos
Gálatas: “Os mestres cristãos-judaizantes queriam que os gálatas se voltassem
contra Paulo e que fossem circuncidados, observando o ritual da lei para serem
salvos. Paulo argumenta que a salvação é completa em Cristo, pois quem crê nele
foi justificado, adotado, renovado e feitos herdeiros de Deus. A fé em Cristo
liberta para sempre da salvação pelas obras da lei, pois ela é vã, não traz
salvação, mas só pode condenar, pois ela escraviza. Quem volta para lei perde a
graça de Deus.”
ANÁLISE DO TEXTO:
v.1 “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem
por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o
ressuscitou dentre os mortos”
a) “Paulo” o nome que o tornou conhecido
como apóstolo aos gentios, nome este herdado NÃO na sua conversão em Atos 9,
mas quando viera as primeiras conversões de gentios (Atos 13.1,2,7,9,13).
b) “Apóstolo” não devoto, inteligente,
não alguém que fala de si, mas quem foi chamado e vocacionado pelo próprio
Cristo. Assim ele coloca o ser humano de lado “não da parte de homens”, pois havia os apóstolos das igrejas nem líder de qualquer
igreja, e sua mensagem não era “por intermédio de homem algum”.
c) Sua mensagem era “por Jesus Cristo” e “por
Deus Pai”, ou seja, tem como fonte o glorioso poder de ressurreição de
Deus e Pai.
v.2 “e
todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia”.
a) “E
todos os irmãos” unidos no serviço missionário, que unidos e juntos
exercem responsabilidades. Paulo era apóstolo (alguém que pede em lugar
de Cristo), não um bispo monarca (que governa no lugar de Cristo).
b) Ele
então revela os destinatários “às Igrejas da Galácia” que já
falamos sobre isso no começo.
A
saudação nos versos 3 a 5 tem um tom litúrgico, termos já usados anteriormente
nas saudações cristãs, é o nosso “evangeliques”.
v.3 “graça a vós outros e paz, da parte de Deus,
nosso Pai, e do nosso Senhor
Jesus Cristo”
a) “Graça”
não no sentido de inclinar-se no relacionamento de pessoa para pessoa, mas
“graça da parte de Deus” o que significa Deus dizer: “Aqui estou, estou com
vocês, sou de vocês, vocês são meus”.
b) “Paz”
traduzindo o shalom significa que de tanta graça, vem a paz, ou seja, somos
restaurados pela elevada e forte paz vinda de Deus e Cristo.
c) Paulo segue a
instrução do próprio Senhor em Mat. 10.12,13 de saudar com a paz quando entrar
na casa de alguma pessoa.
v.4 “o qual se entregou a si mesmo pelos nossos
pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso
Deus e Pai”
a)
“se entregou” Paulo destaca que o
principal que Cristo fez foi morrer por nós, mais que seus títulos, mais que
seu ministério, mais que curas e milagres. A morte de Cristo foi o ponto alto
de sua vida.
b)
“pelos nossos pecados” não em favor
dele mesmo, mas assumiu o lugar e a culpa da humanidade. Vemos nisso um Deus
que se oferece, para quem suas criaturas são preciosas e por isso se empenha
por elas, pois a morte de Cristo foi “segundo a vontade de nosso Deus e Pai”.
c)
Chegamos então no propósito da morte “para
nos desarraigar deste mundo”, para nos resgatar de onde não podíamos
sair por nós mesmos.
v.5 “a quem seja a glória pelos séculos dos
séculos. Amém!”
a)
Após mencionar o grande feito de Deus,
ele acrescenta uma glória, levando a igreja a adorar aquele que agiu em favor deles.
Deus não apenas agiu assim, mas ele é assim.

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