1 de abr. de 2012

Entrada Triunfal de Jesus




Em Mateus 21.1-11 vemos que a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém é um ato simbólico. Ele nasceu em Belém, morou em Nazaré, pregou nos povoados e cidades, mas tinha que cumprir sua missão de Salvação onde estava o Templo, onde todos iam para adorar ao Senhor. Jesus não podia ficar fora de Jerusalém. A Entrada Triunfal é o cumprimento literal da profecia messiânica de Zacarias 9.9 “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” Ao entrar na cidade, Jesus ouve o clamor “Hosana” que significa “Salva agora, te rogamos” e o estender mantos e ramos pelo caminho indicam que a multidão reconhecia Jesus como Messias. Agora Jesus precisava assumir uma posição na vida de cada um, mas será que todos estavam dispostos a ter Jesus em suas vidas?

NÃO DEIXE JESUS DE FORA.
Jesus estava fora de Jerusalém e mandou os discípulos até as cidades para buscar emprestado o jumentinho. A honra de poder oferecer a Jesus o meio pelo qual ele entraria em Jerusalém era grande, mas maior era poder contemplar a entrada do Messias. As cidades de Batfagé e Betânia tornaram-se expectadoras da maior obra de Jesus, mas não presenciaram. Assim acontece quando alguém não permite que Jesus entre em sua vida, torna-se expectador, e por isso, não se beneficia da totalidade daquilo que Ele pode fazer nessa vida. Em Apocalipse 3.20 Jesus diz que está a porta e bate, aquele que abrir a porta, Jesus vai entrar e fazer a obra completa. Veja que a decisão de deixar Jesus entrar ou não é da pessoa. Ele não entra sem ser convidado. Por isso, não deixe Jesus de fora, convide hoje mesmo Ele para que entre em sua vida e possa fazer a grande obra que ele desejar. Não seja expectador da ação de Jesus, seja um agente e recebedor dessa obra.

O QUE QUER FAZER EM NOSSA VIDA.
Purificar.
Jesus entrou no templo e expulsou os mercadores que estavam profanando a santidade daquele lugar. Na ocasião disse que aquele era lugar de oração e estava sendo feito o lugar de pecado. Jesus quer que sejamos aquilo para o qual fomos feitos e não para o qual aquilo que o diabo tem nos transformado. Fomos criados para glória de Deus, mas o pecado tem nos tornado em vergonha para o Senhor.
Ensinar.
Jesus através das parábolas se dedica a ensinar o povo no templo, fortalecendo a fé e fundamentando que ele é o Messias. Um povo purificado só será eficiente se estiver educado na Palavra. Purificação sem ensino é como um carro zero sem motor.
Mostrar.
O maior mandamento (amar a Deus e ao próximo), repreendendo a falsidade em nossos corações, simbolizado pelos falsos religiosos – escribas e fariseus.  Fala sobre o fim dos tempos; quando Ele virá como juiz para julgar a todo coração.

O QUE NÓS TEMOS QUE FAZER
Precisamos abandonaram nossas vestes, algumas caras, pelo serviço de Cristo. A veste da vaidade, do orgulho, os desejos carnais e vão do mundo. Aquilo que nos impede de servir verdadeiramente ao Senhor. Devemos colocar aos seus pés tudo que temos quando O elegemos com rei e Senhor em nossas vidas. Viver com e para ele sempre. De nata adianta num dia clamar “Hosana” e 3 dias depois gritar “Crucifica-o” ou declarar que não o conhecemos, como Pedro.

Quando Jesus entra em uma vida, ela se torna diferente: ele purifica, ele cura, ensina. Deixe Jesus entrar hoje em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário