Miquéias
anunciava a paz através da vinda do Messias, esperança de Israel. O nome
Miquéias significa: “quem é como o Senhor”. Um dos profetas menores nascido por
volta do ano 700 a.C., que viveu durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias,
e teve um ministério profético que durou cerca de 50 anos em Judá. Suas
mensagens são duras e de condenação. Três assuntos especiais marcaram o seu
ministério:
1. A experiência da queda de
Samaria por volta do ano 722 a.C. que não mexeu com o coração do povo do Sul,
de Judá;
2. A vida sob o domínio do
pecado sem sinais de arrependimento (Miquéias 3.8);
3. A constante ameaça de
invasão da Assíria que tirava a paz do povo de Israel.
Apesar
desse cenário triste o profeta alimentava a esperança no coração do povo com a
promessa da vinda de um novo rei (Miquéias 5.2). Esse novo rei que viria era
Cristo, o ungido de Deus. Esse novo
reino seria um reino de excelência, um reino que permaneceria, um rei grande e
poderoso, um rei que traria a paz. O povo precisava dessa esperança e dessa paz
libertadora.
SÓ ELE PODE LIBERTAR O HOMEM
DO PECADO – Miquéias 3.8; João 8.36. Ele é cheio da força do Espírito. Essa força é sobrenatural,
não vem de homens, mas do próprio Espírito de Deus. O pecado é uma agressão
contra o caráter de Deus e só Ele pode
perdoar. Ele é cheio de juízo e de ânimo. O julgamento Dele é reto e
perfeito. Não se compara à justiça dos homens que julgam guiados por interesses
pessoais. O mundo é guiado por falsos líderes, e por falsas religiões, sem
misericórdia e amor. Eles não são ouvidos quando clamam, mas o libertador que
virá julgará com justiça e é cheio de amor. Ele conhece a nossa transgressão e pecado e deseja nos libertar. Só
o Messias que haveria de vir poderia libertar o homem do fardo do pecado (João
8.32). ele era a promessa de Deus (Gênesis 3.15) que esmagaria a cabeça da
serpente. Ele conhece as transgressões do homem e deseja libertá-lo.
SÓ ELE APONTA UM FUTURO
GLORIOSO – Miquéias 4 e 5. Esta é a mensagem da Igreja (Miquéias 4.1-2). O Profeta Miquéias fala da
presença do Messias no templo de Jerusalém. Aponta também para o
estabelecimento da Igreja cuja mensagem é do estabelecimento do Reino de Deus
na terra. A mensagem da Igreja é sempre gloriosa porque continua apontando para
a segunda vinda de Cristo. O Nascimento
de Jesus confirmaria este fato (Miquéias 5.1-3). Belém seria a cidade
escolhida onde o Messias haveria de nascer. Ali se cumpriria a promessa.
SÓ ELE DOMINA ATÉ OS CONFINS
DA TERRA – Miquéias 6 e 7. Ele quer que a Igreja compartilhe sua justiça,
misericórdia e humildade (Miquéias 6.8). Deus pede que o homem pratique a justiça, ame a
misericórdia e ande humildemente com Deus. O domínio do Senhor não é feito pela
força como fazem as nações, mas pelo amor, misericórdia e humildade. Esses
foram os instrumentos que Jesus usou em seu ministério. Essas são virtudes que
Deus dá aos crentes para fazerem diferença no mundo.
SÓ ELE PODE PROMETER BENÇÃOS
FUTURAS. O
nosso futuro está nas mãos de Deus. Só Ele pode nos dar garantia do amanhã. Só Ele pode perdoar as transgressões do
homem (Miquéias 7.18). Ele é justo, perfeito e sem pecado. É o único capaz
de perdoar e esquecer a transgressão. Essa capacidade nenhum homem tem, somente
Deus. Faz parte do caráter divino. Só
Ele é cheio de misericórdia (Miquéias 7.18). Misericórdia é o amor colocado
em prática. Só Ele é compassivo
(Miquéias 7.19). Compaixão é o atributo que desperta o desejo de perdoar. Só Ele é fiel (Miquéias 7.20). A
fidelidade é a garantia da promessa cumprida.
Esta
é a mensagem da Igreja através dos séculos: Jesus Cristo, a paz que liberta. A
Igreja precisa da mesma ousadia, coragem e compromisso do Profeta Miquéias para
anunciar essa mensagem ao mundo. Precisamos voltar o nosso olhar para Jesus, a
nossa esperança. Só Ele é pleno do Espírito Santo, de sabedoria, de
misericórdia, de ânimo, de compaixão, e pode libertar o homem do pecado, da
opressão, da injustiça, da falsidade, etc. A pergunta que nos vem ao coração
agora é esta: quem poderá levar essa mensagem de libertação ao mundo? Somente a
Igreja viva de Jesus Cristo. Os salvos por ele, os remidos pelo seu sangue.
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