30 de mar. de 2012

O Caminho da Paz




Jesus disse: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14.27. Queremos paz! Este grito desesperado de socorro ecoa em todos os lugares. Já se foi o tempo em que somente as grandes cidades eram vítimas da violência. Hoje a criminalidade assola, destrói, traumatiza tanto pessoas como comunidades. A criminalidade com suas conseqüências trágicas afeta a todos. A sensação de insegurança perturba a todos os cidadãos de bem, que para se proteger, se trancam atrás de grades e de muros, como último recurso de uma tentativa desesperada de se manter seguros. Qual é o caminho da paz?

ENTENDER A ORIGEM DA VIOLENCIA – v.1-2. Isaías nos mostra uma realidade de escuridão, aflição, humilhação. Um povo andando em trevas e habitando em terras de morte. Viviam em um estado de incertezas, de falta de oportunidades, sem perspectiva de um futuro melhor. Assim se tornam agressivas e violentas. Será que existe uma explicação para a violência que vemos hoje?Sim existe. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a culpa não é só dos governantes. Essa situação já fora predita na Bíblia, que diz: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos se esfriará” (Mateus 24.12). A origem da violência é a escuridão espiritual que paira sobre os corações e mentes dos homens, fazendo com que a luz de Jesus não brilhe e ilumine suas vidas, o que os leva a agir e viver distantes da graça libertadora de Cristo. A ausência de Deus foi e sempre será a origem de todo ato violento. Se as pessoas hoje se voltarem para o Senhor, veremos a violência diminuir significativamente.

ENTENDER AS CONSEQUENCIAS DA VIOLENCIA – v.3-5. Isaías passa a nos mostrar as consequências da falta de paz: falta de alegria; falta de provisão; escravidão; castigo e morte. O remédio ou a solução para violência não é apenas passeatas e manifestações públicas. Não é só com atitudes exteriores que resolveremos o problema da violência. É preciso entender que a humanidade está enferma, e as consequências dessa doença é a violência. Mateus 15.19 diz: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios,furtos, falsos testemunhos.” Logo devemos combater a violência na sua origem - o coração dos homens. Enquanto os corações continuarem vazios de Deus não acabará a violência. Enquanto o príncipe da paz na pacificar cada ser humano, o mundo não terá a paz que deseja. Só há mortes, violência doméstica, estupros, e todos as formas de violência porque as pessoas que cometem estes atos não tem Jesus como seu Senhor e salvador. Vou dar dois exemplos: Paulo (Atos 9.1-2; 20-23) e o Carcereiro (Atos 16.22-24; 33-34).

ENTENDER A REAL SOLUÇÃO PARA A VIOLENCIA – v.6-7. Isaías nos diz que um menino nasceria e seu nome seria Príncipe da Paz e ele traria paz, retidão e justiça para sempre. Ou seja, a partir da presença de Jesus a paz reinaria na vida e nas relações da humanidade para sempre. A única solução para a violência é uma mudança interior, uma mudança nos corações e mentes. Em 2 Crônicas 7.14 diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” Aqui temos o caminho da paz: humildade, oração, busca e conversão. Enquanto isso não acontecer, a paz estará distante. Enquanto a arrogância dominar o coração do homem não haverá paz e teremos uma sociedade doente que continuará manifestando atitudes violentas. A tão desejada paz que todos nós queremos só será alcançada quando Jesus Cristo fizer parte verdadeiramente da vida de cada ser humano. Jesus disse que deixaria a sua paz, e a paz de Jesus é diferente da paz que o mundo tenta alcançar.

O caminho da paz parte do interior, no mais íntimo do coração do homem. A paz é fruto da presença de Jesus Cristo em nossas vidas e se efetiva nas ações exteriores. A capacidade de perdoar, a disposição de não se vingar, o oferecer a outra face só é possível quando Jesus habitar no coração. É hora mudar o olhar, deixar de olhar ao redor, para fora e olhar para dentro, olhar para o coração, pois é dele que sairá a paz que todos esperam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário