25 de fev. de 2012

Comemorar a Derrota



É algo impensável uma pessoa comemorar uma derrota. Normalmente os vencedores celebram e se alegram com suas conquistas. Alguém comemorar porque perdeu é uma atitude fora da normalidade.
Mas o que estamos vendo neste final de semana é justamente a celebração da derrota. Um país inteiro promovendo diversão para perdedores, fracassados, derrotados que não se dão conta do estado em que estão.

A Bíblia diz em Gálatas 5.16-26 que há uma disputa dentro de cada ser humano. É uma tremenda luta entre duas forças: Carne x Espírito. O verso 17 diz: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne”.
Tanto a Carne como o Espírito produzem obras, resultados, consequênciais em nossas vidas que nos acompanham diariamente e formam nosso caráter, influenciam nosso comportamento, atitudes e, principalmente, nossa vida com Deus.

Somos conhecidos por nossos frutos, sejam eles bons ou maus. Quem somos está diretamente relacionado com o resultado da luta entre carne e espírito. A pessoa espiritual anda no Espírito, a carnal satisfaz os desejos da carne. Ou seja, somos escravos de um ou do outro.

O carnaval é a celebração da carne com suas obras. Das quinze obras descritas em Gálatas, vemos claramente quase todas presentes durante este período, destacando a prostituição, impureza, lascívia, bebedices.
O carnaval é a festa que celebra a derrota. Os adeptos são perdedores, foram vencidos pela carne. Não conseguiram crucificá-la  com suas paixões e desejos.

A vida vitoriosa é marcada pela vida no Espírito que manifestará os seus frutos. Frutos que caracterizam os vencedores. Essa vitória é resultado de uma constante preparação espiritual. A vitória do Espírito sobre a carne é o desejo de Deus para sua vida.
Na dura disputa entre carne e Espírito, vencerá o que for mais alimentado. Se alimentamos nosso espírito com a Palavra, oração e comunhão, seremos mais que vencedores em Cristo Jesus, mas se alimentamos a carne com as paixões do mundo, fatalmente estaremos comemorando a derrota.

A vitória do Espírito e a derrota da carne é escolha nossa.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário