25 de dez. de 2011

Reações ao Natal – 2



Herodes reagiu ao nascimento de Cristo com resistência, com ira e por isso morreu sem conhecer o salvador que estava tão perto dele. Os líderes religiosos reagiram ao nascimento de Cristo com indiferença, consideraram "as novas de grande alegria", mera superstição. Com os corações e olhos cegos para a verdade, morreram esperando o Rei e Messias. Apenas os magos, que reagiram com adoração, eles que eram considerados pagãos, perceberam algo diferente, saíram do onde estavam e foram em busca e por isso receberam o Rei Menino de coração e em seus corações. A melhor reação ao Natal é deixá-lo nascer em nossos corações, pois assim o verdadeiro Natal acontece em nós, e como consequência disso, nos tornamos filhos de Deus e herdeiros de suas bênçãos.

MARIA REAGIU COM SUBMISSÃO (Lucas 1.38). Ela disse “Deus faça a Sua vontade e não a minha” , palavras que Jesus vai reproduzir no Getsemani. Maria era uma jovem simples, humilde, noiva de José, tinha um futuro já planejado conforme sua vontade, a qual é mudada quando ela se submete a vontade do Pai. Quando o Natal é anunciado em nossas vidas, devemos responder como Maria “sou um servo/serva de Deus” (Lucas 1.43). O segredo para reagir ao Natal com submissão, com humildade, com disposição é ter um coração puro, ou um coração transformado pelo salvador (Lucas 1.27; 2.19). Quando o anjo do Senhor chegar e anunciar o Natal em sua vida, você deve ser igual a Maria, reaja com um coração aberto e humilde. Diga: “Não vou colocar nenhum empecilho, não vou colocar nenhuma barreira, vou abrir meu coração para o Salvador.”

JOÃO BATISTA REAGIU COM ALEGREIA (Lucas 1.41-44). Isabel esta estava grávida de seis meses, de João Batista, e quando Isabel ouve a saudação o bebê agitou-se de alegria no ventre de sua mãe, pois já podia vislumbrar o nascimento do Salvador. Quando o Natal chega deve ser um motivo de alegria para o nosso coração. Quantas pessoas passam o Natal com tristeza em seus corações, sozinhos, deprimidos, trancados, pois dizem que não há motivos para se alegrar. Não têm dinheiro, não têm família, não têm amigos, essa é a justificativa de muitos. Jesus é aquele que dá motivo, quando uma pessoa não tem Jesus no coração ela não celebra um Natal alegre, feliz, ela simplesmente passa mais um natal como muitas pessoas, sem razão para celebrar.

ISABEL REAGIU COM DEVOÇÃO/ADORAÇÃO (Lucas 1.42,45). Isabel era uma mulher temente a Deus e cheia do poder do Senhor (Lucas 1.5-7). Ela percebendo tudo o que estava acontecendo, não teve ciúme, não teve inveja por Maria ser a escolhida para gerar o filho de Deus. Assim como Isabel, a nossa reação ao Natal deve ser uma reação de adoração, de devoção ao Senhor e manifestação do poder de Deus (Lucas 1.41). Quando Jesus nasce em nossos corações, brota em nós uma capacidade que é sobrenatural, pois é a capacitação do Espírito Santo. A reação a Natal não uma reação de inveja, uma reação de dor de cotovelo. Quantas pessoas passam o Natal assim, carrancudas, tristes porque não ganharam o presente que queriam, porque não puderam realizar uma ceia farta, porque não puderam fazer o que tinham planejado.

OS PASTORES REAGIRAM COM DESEJO DE CONHECER O SALVADOR (Lucas 2.15). Quando viram o sinal sobre o nascimento, eles disseram “vamos ver o que aconteceu, vamos tirar isso a limpo, vamos buscar, não vamos ficar aqui parados”. Deixaram seus rebanhos e correram para ver o Salvador. Natal é sinônimo de desejo de conhecer o Salvador. Muitos celebram o nascimento de Cristo, mas sem conhecer de fato quem é Cristo. Natal sem o aniversariante, é isso que muito celebram, sem conhecer a Cristo, sem saber quem é Jesus. Os pastores reagiram adorando, eles foram e viram, então regressaram para seus rebanhos, para sua rotina, para sua vida com o coração cheio da presença de Deus.

Vemos aqui quatro exemplos de reação ao Natal: Maria reage com submissão; João Batista com alegria; Isabel com devoção/adoração e os pastores com desejo de conhecer a Jesus. Com qual deles você se identifica mais? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário