18 de nov. de 2011

Em Deus há Esperança

Texto: Ezequiel 37.1-10
Título: Em Deus há Esperança

Introdução:
a.       Você conhece o ditado popular que diz: “A esperança é a última que morre”. As más línguas completam dizendo “ainda bem que minha sogra não se chama esperança”. De fato a esperança deve estar presente na vida de cada pessoa, motivando a buscar realizar seus objetivos.
b.      A esperança deve nos acompanhar até o fim de nossas vidas, pois o apóstolo Paulo revela em 1 Coríntios 1.13 “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor”, sendo que segundo ele, o maior destes é o amor, pois na eternidade não precisaremos de fé nem de esperança, pois aquilo que estes dois contemplam, na eternidade já terão recebido.
c.       Ezequiel revela no versículo 11 que o povo de Israel já havia perdido a esperança. Essa profecia vem justamente para renovar a esperança perdida, para trazer um motivo de confiança em Deus, o Senhor de Israel, aquele que pode fazer nova todas as coisas.
d.      Pode ser que você já tenha perdido a esperança em algumas áreas de sua vida. Esperança de ver sua família melhor, esperança de crescer profissionalmente, esperança de ter um casamento melhor, esperança de ver seus familiares na Casa de Deus, etc.
e.      Mas não há motivo para perder as esperanças (Salmo 27.14).

Transição: O primeiro motivo para ter esperança é que:

1.       DEUS DÁ FORMA AO QUE FOI DESTRUÍDO – v.7
a.       Aquilo que Ezequiel estava vendo era um vale cheio de ossos (v.1). Ele enfatiza que os ossos estavam muito secos (v.2). Sabemos que os ossos são formados no corpo humano a medida que a pessoa vai crescendo, eles não aparecem, e muito menos secos.
b.      Olhando para aquele vale podemos entender que ali estava uma representação de algo que antes tinha vida, mas agora está totalmente destruído. Os corpos que ali foram jogados e que deram origem a esse vale de ossos são nada mais nada menos que vidas que foram destruídas, que perderam a batalha para o inimigo chamado morte.
c.       O primeiro passo para a renovação é quando Deus começa formar os esqueletos. Os ossos que antes estavam espalhados, longe um dos outros, agora começam a se unir, e aquilo que era uma desolação, agora começa a tomar forma, os ossos tomam cada um o seu lugar.
d.      Em Gênesis 1.2 a Palavra descreve um cenário de desolação, de caos de desordem. Mas a partir do verso 3 até o verso 10, vemos Deus dando uma forma para a criação fazendo surgir a luz, a água, separando a terra seca e conclui dizendo “e Deus viu que ficou bom”.
e.      Se sua vida, se sua família ou profissão, ou até mesmo se sua igreja estejam em desordem você deve profetizar, ou seja, declarar palavras de bênçãos sobre essas áreas, porque Deus quer dar uma forma, Deus quer unir e restaurar aquilo que foi destruído pelo inimigo de nossas almas.

Transição: O segundo motivo para ter esperança é que:


2.       DEUS APERFEIÇOA SUA OBRA – v.8
a.       Depois de formar esqueletos juntando os ossos, precisava de mais um passo. Às vezes Deus não faz tudo de uma só vez porque ele quer desenvolver em nós uma perseverança. O caos da vale começa a ser organizado, agora havia forma, mesmo que de esqueletos.
b.      Então Deus começa uma segunda fase, Ele começa a cobrir esses ossos: 1. Fazendo brotar os tendões ou nervos para lugar um osso ao outro; 2. Depois fazendo a carne cobrir e dar volume, mantendo umedecido tanto ossos como nervos; 3. Por fim ele coloca a pele para dar um acabamento final e tornar mais belo e aprazível.
c.       Agora já não são apenas ossos ou esqueletos, são corpos bem definidos, é possível perceber a diferença e talvez até reconhecer alguns deles.
d.      Em Gênesis 1.11-19 vemos Deus aperfeiçoando a ordem anterior cobrindo a terra de vegetação, plantas que deram sementes e árvores frutíferas. Criando o sol, a lua e as estrelas e “viu Deus que ficou bom”.
e.      Talvez sua vida ainda não tenha chegado ao patamar que você deseja, mas não se esqueça que Deus continua trabalhando. Não desanime por não ver as coisas como você deseja, saiba que em Deus há esperança.

Transição: O terceiro motivo para ter esperança é que:

3.       DEUS COLOCA VIDA ONDE HAVIA MORTE – v.9,10a
a.       Se Deus tivesse parado de agir quando o corpo estava formado sua obra seria imperfeita. Faltava o principal, faltava a vida. Quando vamos a um velório e contemplamos no caixão o corpo inerte não vemos ali esperança, pois falta o principal, falta a vida.
b.      A visão de Ezequiel contempla o momento mais crucial, o momento onde o agir de Deus traz vida para aquilo que estava morto. O espírito vem dos quatro ventos, ou seja, de todas as partes e ao entrar nos corpos, e quando isso aconteceu a vida é devolvida.
c.       Agora não são mais ossos, não são apenas corpos lançados ao chão, agora um coração pulsa no peito, agora o sangue corre pelas veias, agora os pulmões inspiram e expiram o ar, agora há mover, existe ação, porque ali está a vida que Deus devolvera.
d.      Em Gênesis 1.20-25 vemos Deus enchendo as águas de seres vivos, fazendo aves cortarem os céus em belos voos, mas também Deus ordena a vida na terra, surgindo os rebanhos de animais domésticos, animais selvagens, um tipo de vida diferente da vegetal que havia “e Deus viu que ficou bom”.
e.      Meu irmão, Deus não para de trabalhar em nós e nos nossos. Se você olhar para trás você vai ver o quanto Deus já tem feito, o quanto Deus já tem transformado você, sua família, sua igreja. Podemos ver o quando de vida Deus tem colocado, mas isso ainda não é tudo, Deus tem mais para fazer.

Transição: O quarto motivo para ter esperança é que:

4.       DEUS LEVANTA E POEM EM AÇÃO – v.10b
a.       Se Deus tivesse parado no passo três, aqueles ossos seriam como um doente em um leito de hospital, ou talvez pior, como uma pessoa em coma, inerte, sem ação. Não eram ossos perdidos, não era um corpo sem vida, mas não era um ser em pé e em ação.
b.      A profecia não termina enquanto os ossos não atingiram o padrão de Deus, ou chegaram a ser aquilo para o qual foram criados. Faltava para aqueles ossos se colocarem em pé e se transformarem em um exército, ou seja, pessoas unidas lutando por uma mesma causa, o que ossos secos e sem vida não podiam fazer.
c.       Em Gênesis 1.26-31 vemos Deus atingindo a perfeição na obra criadora. Até então ele criara vida, mas nenhuma tinha sua imagem e semelhança, nenhuma expressava exatamente tudo o que Deus era. No v.31 o Senhor expressa o seu contentamento “viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado MUITO bom”.
d.      É assim que Deus age, a sua criação precisa chegar à perfeição. Deus não para de trabalhar enquanto não atingirmos sua semelhança. Ele não quer um vale de ossos, Ele não quer um esqueleto, Ele não quer corpos sem vida, Ele quer um exército em pé e pronto para a batalha.
e.      Meus irmãos, talvez o que só esteja faltando para você é se colocar em pé e agir. Lutar contra essa situação que você está passando.

CONCLUSÃO:
a.       Há esperança em Deus, mesmo em meio a ossos secos, em meio a vidas destruídas. Há esperança pois para Deus nada é impossível.
b.      Saiba que Deus quer que você chegue à perfeição e isso só vai acontecer quando o Espírito atuar em você de forma efetiva e decisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário