2 de set. de 2011

Crentes sem Salvação


Texto: Mateus 19.16-22 – Marcos 10.17-22 – Lucas 18.18-23
Tema: Crentes sem Salvação

Versículos 16
·         Este jovem tinha em si um questionamento que, cada um de nós deve ter. Ele fez a pergunta existencial mais importante e que cada um de nós deve fazer. Ele queria saber sobre o assunto mais importante da vida: SOBRE A ETERNIDADE.
·         Esta pergunta é repetida também Atos 16.31; Luc 10.25
·         Apesar de ter a intenção correta (saber sobre a eternidade); ele fez a pergunta de forma errada (que devo fazer de bom).

Versículo 17
·         Eu vejo Jesus dizendo: “não tente me enrolar tirando o foco da questão principal”. Quando ele pergunta sobre o “farei de bom” era porque ele de fato era um jovem bom e fazia boas coisas (tanto é que ele obedecia aos mandamentos que Jesus citou).
·         Mas Jesus conhecendo o coração do jovem o envolve na sua própria rede. Jesus diz para obedecer aos mandamentos. Não quer dizer que era a resposta certa para a pergunta errada. Jesus estava preparando o terreno para ir ao ponto central: a dúvida sobre a salvação.
·          Jesus começa a envolver o jovem para que ele reflita sobre sua vida pessoal e espiritual e faça uma distinção entre os dois eixos de existência.

Versículo 18 e 19
·         Jesus cita os mandamentos que ele deveria (que na verdade não era o que lhe daria a salvação). Vamos analisar os mandamentos citados por Jesus e compará-los aos Dez Mandamentos:

Êxodo 20 – Deuteronômio 5
IGREJA CATÓLICA ROMANA
I. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES 
I. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
II. NÃO FARÁS IMAGENS 
II. NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
III. NÃO TOMARÁS O NOME DO TEU DEUS EM VÃO 
III. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
IV. LEMBRA-TE DO SÁBADO 
IV. HONRAR PAI E MÃE
V. HONRA TEU PAI E TUA MÃE 
V. NÃO MATAR
VI. NÃO MATARÁS 
VI. NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
VII. NÃO ADULTERARÁS
VII.  NÃO ROUBAR
VIII. NÃO FURTARÁS 
VIII. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 
IX. NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO 
IX. NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
X. NÃO COBIÇARÁS 
X. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

·         Observe que há uma diferença na distribuição dos mandamentos de Êxodo 20 e Deuteronômio 5 quando comparados com os mandamentos do Catolicismo Romana.
·         No Catolicismo foi omitido o 2º mandamento sobre “não fazer imagens” e para compensar (não ficar só nove mandamentos), foi feita uma divisão do 10º mandamento que fala da “cobiça” enfatizando o desejo á mulher do próximo que é a mesma coisa que cobiçar as coisas (no caso materiais, os bens) alheias.
·         Jesus conhecendo o coração do jovem cita a parte dos mandamentos que dizem respeito a vida de relacionamentos pessoais (5º ao 10º).

Versículo 20
·         Quando Jesus fala sobre os mandamentos de nível interpessoal, o jovem responde dizendo que isso fazia desde pequeno. E “de fato ele fazia. Mas ele faz uma constatação muito importante: “que me falta ainda?”.
·         Agora o jovem entende que não era por ter uma vida reta, digna, honesta (obedecendo aos mandamentos interpessoais) que ele seria salvo. Ele chega a triste constatação que por mais que ele buscasse isso, seu coração ainda estava vazio e nem as suas riquezas poderiam preenche-lo.

Versículo 21
·         Jesus conduziu o jovem ao ponto central do diálogo: apresenta a ele o que ele não estava fazendo, ou seja, cumprir os mandamentos que dizem respeito sua vida com Deus (1º ao 4º).  

  
·         O jovem não podia ter um relacionamento com Deus, pois suas riquezas o impediam de fazer isso. É aqui que entra a palavra de Jesus para ele vender tudo que tinha para então, livre dessa barreira, pode ser relacionar com Deus (segui-lo).
·         Ele é desafiado a continuar mantendo o seu relacionamento interpessoal, mas buscar a partir de agora o seu relacionamento com Deus. Se relacionar com o alto, com os céus.
·         Ele foi desafiado a deixar de lato todo tipo de barreira que estava entre ele e Deus. Liberar seu coração para que esse coração cheio de riquezas mas vazio de Deus pudesse ser satisfeito e assim, preencher o vazio existencial.
·         Aqui Jesus responde a pergunta no verso 16. A resposta é bem simples, vida eterna é fruto de intimidade com Deus.

Versículo 22
·         O jovem perdeu sua grande oportunidade. Não quis abrir mão dos tesouros materiais para poder adquirir os tesouros celestiais. Não quis um relacionamento com Deus. Não quis guardar os primeiros quatro mandamentos.
·         Preferiu continuar com uma vida estruturada e reta, mas com o coração vazio. Ele preferiu ser um jovem crente, mas sem salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário