7 de jul. de 2011

O Verdadeiro Bem Valioso

Texto: Mateus 13.44-46
Tema: O Verdadeiro Bem Valioso

Introdução:
a.       As duas Parábolas têm como objetivo falar do alto valor e da natureza oculta do Céu.
b.      Os caminhos de chegada até o reino são iguais: é Deus entrado na vida das pessoas.
c.       Não importa se elas buscavam a Deus ou se viviam no mundo de pecado: o tesouro foi achado.
d.      Seja por acaso, seja pela busca, o Dom-Dádiva-Presente-Bênção da Salvação, que antes estava oculta, agora se revela pela graça de Deus.
e.      Deus se doa, se revela. Depois livremente e pala fé o Reino de Deus passa a fazer parte da sua vida.
f.        Esse Reino tem um valor tão grande que todas as outras coisas perdem o seu valor.

1. O TESOURO ESCONDIDO – v.44
        I.            Assim como o tesouro está enterrado no campo, e oculto aos olhos de muitos, milhares de pessoas passam correndo pelo campo da vida, onde está o Reino dos Céus e não percebem.
      II.            Quantas vezes Jesus caminhou entre as pessoas e elas não viram que ele trazia o tesouro do Reino:
a.       Os Gadarenos – Mateus 8.28-34
b.      A cidade de Nazaré – Marcos 6.1-6
c.       A nação judaica – João 1.11,12
    III.            Porém há aqueles que acharam sem procurar – Romanos 10.20; Isaías 65.1
a.       A mulher samaritana – João 4
b.      Saulo de Tarso – Atos 9.1-9
c.       O carcereiro – Atos 16.25-32
    IV.            Nossa oração é que você seja encontrado pelo Reino, pelo Dom da Salvação que Cristo está oferecendo a todos.
      V.            Não deixe o Reino passar por você sem impactar sua vida promovendo transformação.

2. A PÉROLA PRECIOSA – v.45,46
         i.            Se o tesouro no campo foi achado sem querer, a pérola preciosa é fruto da procura/busca incessante.
       ii.            Ao que procura foi permitido achar, como fruto da sua ansiosa procura.
      iii.            O negociante não parou numa procura vã e desinteressada. Ele realmente queria encontrar uma pérola de valor.
     iv.            Vemos na Bíblia pessoas que buscavam a Deus:
a.       Cornélio – Atos 10
b.      Lídia – Atos 16.14
       v.            Temos que buscar a Deus com toda sinceridade e mantermo-nos ao seu lado com fidelidade, se não, não teremos parte com Jesus.
     vi.            O valor da pérola/Reino está demonstrado na capacidade de deixar tudo para trás com fizeram Mateus (Mateus 9.9) e Paulo (Filipenses 3.7,8).
    vii.            A pérola preciosa é o próprio Jesus Cristo, no qual está a glória do Pai.

3. PARA REFLETIR E APLICAR
a)      Em que concordam as parábolas? Os que encontram vão e vendem o que têm para adquirir algo que é mais valioso.
b)      Em que diferem as parábolas? O tesouro foi achado por acaso; a pérola era procurada. O Reino é o maior dos presentes, não é fruto de méritos próprios e de outros. Mesmo quem procurava não esperava encontrar algo de tão grande valor.
c)       O que nos ensina a atitude do homem no campo? Para ter o tesouro era preciso ter o campo, sem campo não havia tesouro. Não adianta querer o Reino sem ter Jesus, o Senhor do Reino. Não adianta querer a bênção sem o Jesus que abençoa.
d)      O Reino deve estar em que lugar? Em Primeiro Lugar (Mateus 6.33). O Reino não é algo para estar ao lado de outros valores humanos e terrenos. A Vida Eterna se opõe drasticamente a vida aqui neste mundo. Esses dois valores: eterno e terreno, não coexistem.
e)      O que cada um precisa abandonar? Com certeza Deus revela a você o que você precisa deixar pelo Reino. Mas com certeza, para cada um é algo específico, como o jovem rico que precisou deixar seus bens, e Abraão que precisou sacrificar seu filhos Isaque.
f)       Por que muitos não adquirem o Bem Maior? Pois o preço a pagar é grande demais para esses. O caminho é estreito demais. O Bem Maior custa tudo que sou, ou seja, custa a minha própria vida (Marcos 8.35).

Deus te abençoe!
Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário