30 de jun. de 2011

Jesus nos Ensina o Valor da Palavra

Texto: João 8.47, 31,35
Tema: Jesus nos Ensina o Valor da Palavra

Introdução:
Cremos que uma das grandes necessidades daqueles que nascem de novo, que se tornam discípulos de Jesus, é um bom relacionamento com a Palavra do Senhor.

I. A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DE OUVIR
·       Jesus faz uma declaração muito forte no v. 47, quando diz que os que são de Deus ouvem as palavras de Deus; mas a outra face da moeda também é verdadeira: os que não dão ouvidos à Palavra, não são de Deus.
·       Em muitas partes da Bíblia, vamos encontrar o chamado de Deus para que ouçamos a sua Palavra: Deuteronômio 5.1; 6.4,5; 7.12; Apocalipse 1.3.
·       Ouvir a Palavra é dar-lhe crédito, e aceitá-la; talvez um dos grandes problemas hoje dos filhos de Deus, é exatamente o fato deles não estarem ouvindo a voz do Senhor no seu precioso c santo livro.

II. A IMPORTÃNCIA DE GUARDAR A PALAVRA
·       No v. 51, Jesus nos faz uma solene e confortadora promessa, e que promessa! "Se alguém guardar a minha Palavra, não verá a morte eternamente." Que maravilha!
·       O que é guardar a Palavra? E o mesmo que retê-la, entesourá-la, tê-la dentro de si. Na parábola do Semeador (Mat 13.1-22), Jesus fala de tipos diferentes de pessoa que ouvem a Palavra:
o   Os que ouvem e não compreendem (v. 4,19), 
o   Os que ouvem e não têm raiz (v. 5,20,211),
o   Os que ouvem, mas ficam sufocados (v. 7,22),
o   Os que ouvem e compreendem a Palavra (v. 8,23).
·       Não basta simplesmente ouvir, é preciso entesourar a Palavra no coração (Sal 119.11).

III. A IMPORTÂNCIA DE PERMANECER NA PALAVRA
·       Os que permanecem na Palavra são os verdadeiros discípulos (v.31). Infelizmente há muitos falsos discípulos de Jesus; há muitos discípulos, mas verdadeiros mesmo são muito poucos;
·       E a razão básica para esta avalanche de discípulos falsos é que são muitos os que não permanecem, que se desviam da Palavra;
·       Hoje há muitas seitas, muita heresia, ensinos falsos, falsos mestres, tristemente temos de dizer que muitos já não permanecem na Palavra, estão pregando ensino de homens como disse Paulo: "mercadejando a Palavra de Deus" (2Cor 2.17; 4.2).

CONCLUSÃO:
·        Permanecer na Palavra é obedecê-la.
·        Praticá-la é vivê-la não se desviando dela nem para a direita e nem para a esquerda (Jos 1.7).
·        Que o Senhor nos faça cristãos comprometidos com a Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário